Data de publicação: 21 de Setembro de 2023, 18:30h
LOC.: O projeto de lei que cria as debêntures de infraestrutura será importante para impulsionar o crescimento da economia e a geração de empregos, acredita o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, relator da proposta.
TEC./SONORA: senador Rogério Carvalho (PT-SE)
"Isso movimenta a economia. A infraestrutura demanda muita mão de obra, muito equipamento, tanto da indústria quanto dos operadores. A construção civil é uma das atividades que movimenta muitos setores no seu entorno."
LOC.: O projeto permite que as empresas que emitem as debêntures para investir em infraestrutura possam abater até 30% dos juros pagos aos seus investidores do imposto, que elas têm a pagar ao governo. Assim, espera-se que as companhias ofereçam retornos mais vantajosos aos investidores e atraiam os recursos necessários.
Especialista em direito regulatório, Theófilo Aquino elogia a iniciativa.
TEC./SONORA: Theófilo Aquino, especialista em direito regulatório
"Você tem de um lado investimento, infraestrutura que por si só gera emprego, contratação de mão de obra e [do outro] cria infraestrutura que aumenta a capacidade de gerar novos negócios, enfim, uma nova ferrovia, uma nova estrada que conecta dois pontos que antes não estavam conectados."
LOC.: Após a aprovação no Senado, o projeto retorna para a Câmara dos Deputados. Se a Casa confirmar a aprovação, o texto vai seguir para análise presidencial.
Reportagem, Felipe Moura.