LOC.: O índice de desempenho da pequena indústria ficou em 44,8 pontos no segundo trimestre de 2023. O resultado, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, é considerado positivo se comparado ao primeiro trimestre do ano, que ficou em 44 pontos, e à média histórica, que é de 43,8 pontos.
O economista e professor de mercado financeiro da Universidade de Brasília, César Bergo, explica que em 2023 houve um crescimento da economia além do que se esperava.
TEC./SONORA: César Bergo, economista e professor da UnB.
“De fato a economia acabou apresentando um resultado melhor no primeiro e no segundo trimestre do que se esperava. Isso acabou afetando a produção industrial, sobretudo dos pequenos negócios industriais. Algumas medidas do governo relacionadas à área de crédito e fomento e a questão também que houve da desoneração dos automóveis, dos impostos federais, acabou de alguma forma agindo positivamente no desempenho da indústria, porque você de alguma forma alimenta toda a cadeia produtiva do automóvel e envolve muitos produtores de pequeno porte.”
LOC.: De acordo com o levantamento da CNI, pela primeira vez no ano o empresário da indústria de pequeno porte demonstrou confiança no setor. O índice aumentou 1,3 ponto entre junho e julho e alcançou 50,6 pontos.
Segundo o economista César Bergo, a confiança do empresário industrial está relacionada com a redução da taxa básica de juros.
Já o deputado federal Benes Leocádio, do União do Rio Grande do Norte, destaca a aprovação da reforma tributária como importante para melhorar a atividade industrial.
TEC./SONORA: deputado Benes Leocádio, União-RN
“Sabemos que os juros e a atual carga tributária são empecilhos para o crescimento de qualquer cadeia produtiva, principalmente da pequena indústria. Esperamos que, com a finalização e aprovação da reforma, isso possa trazer melhores condições para o desempenho principalmente da pequena indústria brasileira, que é quem mais gera emprego nesse país. E que tenhamos também a consciência de que o tributo devido e arrecadado pelo poder público é fonte e condições de aplicação das políticas públicas de melhoria da qualidade de vida do cidadão.”
LOC.: Segundo o Panorama da Pequena Indústria, o índice de perspectivas da indústria de pequeno porte — que capta as expectativas para os próximos seis meses — apontou um aumento de 2,1 pontos em julho de 2023 e alcançou 49,5 pontos.
Reportagem, Paloma Custódio