Foto: Governo do Estado do Amapá
Foto: Governo do Estado do Amapá

MDR debate projeto de concessão dos serviços de saneamento básico do Amapá

Participaram do debate o governador Waldez Góis e os prefeitos das 16 cidades amapaenses

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve no Amapá nesta terça-feira, 29 de junho, para debater com o projeto de concessão dos serviços de água e esgoto no estado. Participaram do debate o governador Waldez Góis e os prefeitos das 16 cidades amapaenses.

Para Rogério Marinho, a medida vai promover grandes melhorias de qualidade de vida para a população do Amapá.

"Eu só queria enfatizar o fato de que isso só está sendo possível porque o Amapá está dando uma demonstração ao Brasil de unidade a favor do estado. São 16 municípios que, conjuntamente, se organizam para permitir a viabilidade de um leilão que vai mudar a face do estado. Nós estamos falando de um estado de que de cada 100 amapaenses, apenas 7 têm tratamento de esgoto. Estamos falando de um estado em que de cada 100 amapaenses, menos 55 têm água tratada nas suas residências."

O edital para a concessão dos serviços foi publicado na semana passada. A previsão é que o projeto, estruturado em parceria com o BNDES, possa beneficiar 750 mil pessoas no estado.

Segundo o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o leilão marcado para setembro deve arrecadar carca 3 bilhões de reais em investimentos para o Amapá.

"Termos lançado o edital de saneamento, que será no dia 2 de setembro o leilão. Também são mais R$ 3 bilhões para o estado. Certamente vai ser uma transformação nunca vista aqui na região do estado do Amapá. Então, esse é um dia de festa e trabalho"

Para saber mais sobre ações de saneamento básico do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.