Sebrae - Jornada Nacional de Inovação·09 de setembro de 2025

Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Goiás com foco em soluções práticas

Encontro em Rio Verde (GO) terá programação gratuita sobre produtividade, redução de custos, descarbonização e digitalização industrial

Por Déborah Souza
Ouvir · 00:03:10

Foto: Prefeitura de Rio Verde (GO)

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A cidade de Rio Verde (GO) receberá, no dia 16 de setembro, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

O encontro será realizado na sede do SESI/SENAI de Rio Verde (Rua Guanabara, 217 – Setor Pausanes) e reunirá empresários, startups, pesquisadores e lideranças do setor para debater tendências, apresentar soluções práticas e coletivas para a transição ecológica e digital da indústria, além de fomentar parcerias estratégicas que impulsionem a competitividade industrial.

De acordo com o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fieg, Luciano Lacerda, a etapa de Rio Verde deve priorizar resultados concretos. “Esse evento reunirá quem decide e quem faz, olhando para problemas reais de negócio: produtividade, redução de custos, descarbonização e lançamento de novos produtos. E teremos painéis curtos, cases de quem já entregou o resultado, networking que vira parceria e workshops práticos focados em gestão e fomento da inovação. Isso é um ponto muito importante. É sair com encaminhamento concreto e não só com cartão de visita”, afirma.

Os setores com maior destaque no encontro serão agronegócio, alimentos, bioenergia, logística, construção e materiais, tecnologia, saúde e biotecnologia. Entre os temas debatidos estarão indústria 4.0, eficiência energética, descarbonização, economia circular, qualificação profissional, além de caminhos de financiamento para tirar projetos do papel.

Para Lacerda, a Jornada é uma oportunidade para conectar demandas reais a soluções concretas. “Minha sugestão: venha com desafio claro – ‘quero reduzir o consumo de energia’, ‘preciso digitalizar a operação’, ‘vou lançar um produto com menor pegada de carbono’. Com o objetivo definido, a chance de sair com parceiro, projeto e próximo passo é muito maior. É uma oportunidade de conectar demanda real a solução concreta e acelerar a transição ecológica e digital da nossa indústria. Acredito nisso e vou estar lá para construir conjunto com vocês. Vamos fazer a inovação acontecer”, orienta.

Jornada Nacional de Inovação da Indústria: etapa de Rio Verde (GO)

A programação prevê painéis sobre os desafios da transição ecológica e da transformação digital em Goiás, além de dois workshops (acesso ao fomento à inovação no Brasil; e gestão da inovação).

As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. No ato da inscrição, o participante pode escolher entre três modalidades: acompanhar toda a programação (manhã e tarde), participar apenas do turno da manhã, com palestras e painéis de discussão, ou se inscrever exclusivamente nos workshops da tarde, escolhendo uma das duas temáticas disponíveis. Inscreva-se aqui.

A edição de Rio Verde (GO) tem apoio do Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e Material Elétrico do Sudoeste Goiano (Simesgo), Sebrae Startups e do Pacto Goiás pela Inovação.

Jornada Nacional de Inovação da Indústria: agenda de setembro

A Jornada Nacional de Inovação está percorrendo o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo.

Além de Rio Verde (GO), em setembro, a caravana passará por outros municípios das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Confira a agenda:

  • Anápolis (GO):18 de setembro;
  • Feira de Santana (BA): 22 de setembro;
  • Maceió (AL): 23 de setembro;
  • Vitória da Conquista (BA): 24 de setembro.
Áudio
0:00 / 0:00
Áudio
0:00 / 0:00
SOBRE

Déborah Souza

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Jornada Nacional de Inovação

Ver editoria completa
Inovação26 de março de 2026

Seis em cada dez indústrias inovaram nos últimos três anos, aponta CNI

Pesquisa apresentada no 11º Congresso de Inovação da Indústria destaca foco na modernização interna e desafios no acesso ao fomento público

Indústria07 de dezembro de 2025

Jornada Nacional de Inovação avança pelo país e reforça potencial regional da indústria

Iniciativa da CNI e do Sebrae destaca oportunidades em transição digital, sustentabilidade e novos polos tecnológicos

Indústria03 de dezembro de 2025

Potencial renovável do Nordeste impulsiona investimentos e inovação na indústria brasileira

Dados e projetos apresentados no encontro regional da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, em Salvador (BA), destacam a força eólica, solar e de biocombustíveis na região

t-page