Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Covid-19: 30% dos sergipanos ainda não se vacinaram

Além das duas doses da vacina, é importante tomar o reforço após quatro meses

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em Sergipe, 400 mil pessoas tomaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. 1,5 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Mas cerca de 40% da população ainda não procurou os postos de vacinação.  

O diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, faz um apelo para que a população se proteja contra esse vírus: “ É fundamental que a gente entenda, que passamos por um momento, que é o momento da pandemia, e junto a isso estamos em um período de alta transmissibilidade, então é fundamental que a gente mantenha o distanciamento social possível, lembrar que o uso de máscara protege e a higienização frequente das mãos.  ”

Sergipe já vacinou quase 1,8 milhões de pessoas com a primeira dose. A  secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do  Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia: “A variante veio também para nos ensinar, que quando nós estávamos achando - nós observamos isso no Brasil inteiro, já estava um pouco arrefecidos, né? Alguns deixando as máscaras, se aglomerando, relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou, de fato a pandemia não acabou, ela não está como estava, não vamos envolver estresse pós-traumático, mas precisamos estar alertas e ser prudentes”

A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. Crianças acima de cinco anos já começaram a ser vacinadas. Aracajú está vacinando crianças de 10 anos e a partir de 5 aquelas que têm alguma comorbidade.

E o reforço para quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose ou dose única há quatro meses. Mantenha a distância segura, lave as mãos com água e sabão e mantenha os ambientes ventilados.

Anvisa aprova venda e uso de autotestes para detecção da Covid-19

Receba nossos conteúdos em primeira mão.