Saúde - Covid-19·11 de março de 2021

CoronaVac tem eficácia contra três variantes da Covid-19, diz estudo

Pesquisas realizadas pelo Butantan e USP ainda são preliminares, mas já mostram que imunizante gera anticorpos contra as variantes britânica, sul-africana e brasileira

Por Alan Rios
Ouvir · 00:00:28

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A CoronaVac tem eficácia contra três variantes da Covid-19. É o que aponta um estudo divulgado nesta semana, realizado pelo Instituto Butantan em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). 

As pesquisas ainda são preliminares, mas já mostram que o imunizante gera anticorpos contra as variantes britânica, sul-africana e brasileira. A análise incluiu amostras de 35 participantes vacinados na Fase 3 de testes da CoronaVac, e ainda terá ampliação para um número maior de amostras.

As variantes são novas formas do mesmo vírus. Elas podem ser mais transmissíveis e mais letais, segundo estudos em andamento. No Brasil, circulam principalmente três variantes da Covid-19: a britânica, a sul-africana e a brasileira. Essa última fez surgir ainda a variante P.1, de Manaus, considerada a mais grave, e a P.2, do Rio de Janeiro.

SOBRE

Alan Rios

Alan Rios é jornalista e escritor formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou na assessoria de comunicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e na redação no Correio Braziliense, onde foi repórter na Revista do Correio, na editoria de cidades e de política local, do veículo. É autor do livro "Os porquês da Educação Domiciliar no Brasil" e coautor da obra "Educomunicação - Sua Imagem Está na Tela".

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Covid-19

Ver editoria completa
Gripe14 de outubro de 2026

Fiocruz alerta para crescimento de casos graves de síndrome respiratória em AL, RR e SE

Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz no último dia 8, aponta os três estados com incidência em nível de alerta, risco ou alto risco e sinal de crescimento na tendência de seis semanas; aumento é puxado por crianças e adolescentes

Gripe25 de julho de 2026

Hospitalizações por vírus respiratórios apresentam queda na maior parte do Brasil, aponta InfoGripe

Boletim da Fiocruz indica redução de casos graves associados ao VSR e às influenzas A e B, mas alerta para a necessidade de vacinação e manutenção dos cuidados preventivos

Gripe19 de julho de 2026

Casos de VSR apresentam queda no país, mas permanecem elevados em diversos estados, aponta InfoGripe

Boletim da Fiocruz mostra redução das internações por vírus sincicial respiratório, enquanto influenza A também perde força entre adultos e idosos

t-page