Foto: Divulgação/Governo do Ceará
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Construída com recursos federais, Barragem Amarelas é inaugurada em Beberibe (CE)

Reservatório vai beneficiar mais de 30 mil pessoas da cidade cearense com o abastecimento de água, além de possibilitar a utilização para o município de Fortim

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mais de 30 mil cearenses vão ser beneficiados com a inauguração da Barragem Amarelas, realizada nesta quarta-feira, 12 de janeiro. Executadas pelo governo estadual, as obras foram 100% financiadas com recursos da União, no valor de 24 milhões de reais. O reservatório vai abastecer a cidade de Beberibe, além de possibilitar a utilização da água para o município de Fortim.

"É uma obra importantíssima para essa região, porque leva segurança hídrica, leva recursos hídricos, leva desenvolvimento, entendeu? Que é a nossa prioridade no nosso Ministério do Desenvolvimento Regional", avalia o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa.

A Barragem Amarelas tem 1,2 quilômetro de extensão e dispõe de capacidade para armazenar 47,6 milhões de metros cúbicos de água.

O açude funcionará ainda como fonte de recursos hídricos para a irrigação de áreas às margens do Riacho Ezequiel. Outro benefício gerado pela barragem será o desenvolvimento de atividades de piscicultura, proporcionando a criação de um polo de desenvolvimento regional.

Adutora de Fortim

Também faz parte do projeto a implantação da Adutora de Fortim. O empreendimento terá 45 quilômetros de extensão e o investimento federal de R$ 29,8 milhões. Atualmente, a intervenção encontra-se em fase de análise de projeto para Laudo de Avaliação de Engenharia (LAE).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.