Data de publicação: 29 de Setembro de 2021, 15:30h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
A Clariant inaugurou o Centro de Competência para Tratamento de Rejeitos (CCTT – Competence Center for Tailings Treatment), um local para trabalho técnico em Belo Horizonte (MG) e voltado exclusivamente ao desenvolvimento de soluções e tecnologias químicas para o processamento de rejeitos da mineração.
“A Clariant está na vanguarda da oferta de soluções sustentáveis para a mineração. O CCTT utilizará sua excelente capacidade técnica para demonstrar como nossas inovações podem aprimorar o processamento de rejeitos e a redução de resíduos”, comenta Wagner Silva, Global Head of Technology, Clariant Mining Solutions.
O novo CCTT é um pilar central do Programa de Gestão de Rejeitos da Clariant (TMP – Tailings Management Program), que compreende quatro plataformas tecnológicas complementares: Flotação, Separação Magnética, Desaguamento e Modificação de Reologia. As soluções químicas para flotação aplicadas em lamas, por exemplo, ajudam a recuperar minerais de interesse que atualmente não são aproveitados, bem como permitem reprocessar rejeitos antigos. Além disso, auxiliares de filtragem ajudam no melhor desaguamento dos rejeitos, gerando filtrados mais secos e aumentando a produtividade.
Mineração Rio do Norte faz parceria com comunidade para explorar Copaíba
Produção mundial de aço bruto caiu 1,4% em agosto
Segundo George Nunes, Global Head of Clariant Mining Solutions: “O novo Centro de Competência é um importante marco na estratégia de apoiar a sustentabilidade da indústria global de mineração. Com esse recurso adicional, seguiremos trabalhando em conjunto com nossos clientes para desenvolver soluções importantes e práticas, que resolvam seus maiores desafios de sustentabilidade.”