Economia - Nova Lei do Gás·18 de agosto de 2020

Bolsonaro inaugura termoelétrica em Sergipe com capacidade de beneficiar 16 milhões de pessoas

Viagem é feita em defesa do projeto da Nova Lei do Gás, que tramita na Câmara dos Deputados

Por Daniel Marques
Ouvir · 00:01:05

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Nesta segunda-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanharam a cerimônia de inauguração da maior termelétrica a gás natural da América Latina. A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I tem capacidade para suprir 15% da demanda de energia do Nordeste, o equivalente a 16 milhões de pessoas.

O convite para a inauguração foi feito pelo deputado Laércio Oliveira (PP-SE), relator do projeto da Nova Lei do Gás (PL 6.407/13) na Câmara dos Deputados. O projeto é considerado prioritário pelo governo federal, que agora foi a campo para defender sua aprovação. “O que estamos construindo são instrumentos de transformação no mercado e criando as condições para e remoção de barreiras que dificultam a entrada de novos agentes no setor de gás natural no nosso país”, defendeu o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Câmara aprova regime de urgência e Nova Lei do Gás deve ser votada em agosto

Aprovação da Nova Lei do Gás pode baratear produção industrial em Minas Gerais

A produção de energia por gás natural é menos poluente do que outros insumos, como diesel e o carvão, mas enfrenta entraves para ser difundida pelo Brasil. A malha de gasodutos é pequena, em comparação com outros países, e a geração de energia usando o insumo precisa ser feita usando gás natural liquefeito (GNL), como no Porto de Sergipe. Onde não há gasodutos, isso acaba por limitar a presença das termelétricas a gás natural ao litoral.

SOBRE

Daniel Marques

Jornalista brasiliense formado pela Universidade de Brasília (UnB), com passagens em redações da capital. Trabalhou como repórter no Correio Braziliense e Rádio CBN, além de agências de comunicação. Atualmente, integra a redação do Brasil 61 com pautas de saúde e política.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Nova Lei do Gás

Ver editoria completa
Nova Lei do Gás21 de novembro de 2022

Findes integra Fórum do Gás e defende entrada de novos fornecedores do produto no mercado

O Fórum do Gás foi atuante para a aprovação da Lei 14.134/2021, que cria um marco para o setor produtor de gás no país

Nova Lei do Gás29 de agosto de 2022

Nova Lei do Gás leva o Brasil em direção ao que é praticado pelo mercado mundial

Para especialista, marco regulatório garante segurança jurídica para atração de investimentos. A Lei do Gás foi aprovada em maio de 2021 com a finalidade de abrir o mercado do setor no Brasil e deixá-lo mais competitivo

Nova Lei do Gás07 de maio de 2021

Nova Lei do Gás facilita distribuição e impacta em preços

Especialistas e parlamentares que aprovaram a Nova Lei do Gás consideram que a legislação torna o mercado mais competitivo, permitindo a diminuição de preços ao consumidor final

t-page