Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Aneel aprova edital de leilão para serviços de transmissão de energia elétrica em nove estados

A iniciativa prevê um investimento que chega a R$ 7,4 bilhões. Além disso, devem ser gerados mais de 15 mil empregos, o que, segundo a agência, vai contribuir para a retomada da economia pós-pandemia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o Edital do Leilão de Transmissão (nº 1/2020) que abrange a concessão dos serviços de construção, operação e manutenção de instalações de transmissão de energia elétrica em 11 lotes. 

Os projetos devem ser distribuídos em nove estados. As Unidades da Federação beneficiadas são Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A iniciativa prevê um investimento que chega a R$ 7,4 bilhões. Além disso, devem ser gerados mais de 15 mil empregos, o que, segundo a agência, vai contribuir para a retomada da economia pós-pandemia.

O texto aprovado levou em conta as cerca de 500 contribuições recebidas por meio da Consulta Pública nº 46/2019, realizada em duas fases. A primeira delas foi entre 20 de dezembro de 2019 e 3 de fevereiro de 2020, com 18 participantes. Já a segundo foi de 14 de maio a 29 de junho deste ano, que contou com 29 participantes.

Com abertura de mercado, Brasil pode encurtar caminho para dobrar produção líquida de gás natural até 2030

Proposta suspende reajuste da conta de luz em 2021 por causa da pandemia

Após serem aprovados pela diretoria da Aneel, o edital e demais documentos licitatórios serão enviados para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU). Caso haja alterações, os textos serão novamente submetidos à Aneel em novembro. A expectativa é de que o leilão seja realizado em 17 de dezembro deste ano. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.