LOC.: Em julho, todos os índices de expectativas da indústria subiram. É o que mostra a mais recente Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, nesta terça-feira (18).
Há maior otimismo dos empresários industriais com relação à demanda, à compra de matérias-primas, ao número de empregados e à quantidade de bens exportados, para os próximos seis meses. Já o indicador que mede a intenção de investimento cresceu 0,1 ponto, para 54,1. Ele está acima da média histórica para o mês.
Apesar do otimismo, o desempenho da indústria piorou na passagem de maio para junho de 2023. A analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro, comenta o desempenho do setor.
TEC./SONORA: Paula Verlangeiro, analista de Políticas e Indústria da CNI
"Em junho de 2023, a gente observou uma piora no desempenho da indústria. Isso veio por meio dos indicadores de produção e de emprego industrial. Os dois apresentaram queda. Em maio, teve um crescimento da produção, mas isso foi revertido em junho e, para o emprego industrial, há nove meses esse indicador vem em tendência de queda. Em junho, ele teve uma leve melhora, mas continua um patamar que sinaliza queda do emprego."
LOC.: Para os empresários, a baixa procura por bens industriais foi o maior problema que o setor enfrentou no segundo trimestre. A alta carga tributária e o patamar dos juros aparecem em sequência entre as principais dificuldades. Segundo Paula Verlangeiro, a percepção reflete a estagnação da indústria em 2023.
TEC./SONORA: Paula Verlangeiro, analista de Políticas e Indústria da CNI
"O primeiro lugar ficou para a demanda interna insuficiente, o que mostra a baixa procura por bens industriais. Isso está muito ligado ao desaquecimento da economia, como um todo. As taxas de juros elevadas também registraram aumento e foi o maior aumento de toda a série, desde 2015. Esse problema está sendo sentido demais pelos empresários. E essa questão afeta uma série de decisões importantíssimas para o empresário, como de investir, comprar maquinário."
LOC.: A Sondagem Industrial aponta que houve queda na produção e no emprego no setor. Os estoques também ficaram acima do planejado pelas empresas e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) se manteve estável.
Reportagem, Felipe Moura.