LOC.: O economista Jackson De Toni defende que o setor industrial é essencial na geração de emprego e renda e para o desenvolvimento econômico do país. A afirmação foi feita durante audiência pública na Comissão da Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, para discutir a reindustrialização do Brasil diante da nova economia e da descarbonização da matriz.
TEC./SONORA: economista Jackson De Toni
“A indústria, comparando com agronegócio e com a área de serviços, ela gera proporcionalmente mais tributos, investe mais em inovação, gera empregos mais qualificados, contribui com um perfil distributivo de renda mais equitativo e, portanto, nós não podemos desistir de um projeto de reindustrialização”
LOC.: A gerente de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, Samantha Ferreira e Cunha, também participou da audiência pública. Ela apresentou o Plano de Retomada da Indústria, que propõe quatro missões de políticas voltadas ao setor para retomada do crescimento do Brasil: descarbonização; transformação digital; saúde e segurança sanitária; e defesa e segurança nacional.
TEC./SONORA: Samantha Ferreira e Cunha, gerente de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
“A gente precisa criar um ambiente de negócios mais competitivo. A gente precisa reduzir a distância que temos , os nossos problemas institucionais e econômicos para citar o mais importante deles no momento, que é o nosso sistema tributário complexo, oneroso e distorcivo. São problemas econômicos institucionais que geram desvantagens para as nossas empresas, que encarecem os nossos produtos”
LOC.: No documento, a CNI defende temas como a aprovação da reforma tributária; a garantia de financiamento à inovação; desburocratizar, facilitar e modernizar o comércio exterior brasileiro; garantir o fornecimento e reduzir o preço do gás natural; a modernização do setor elétrico; acelerar o processo de acesso do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); dentre outros pontos.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Felipe Augusto Machado, disse que, no próximo Dia da Indústria, 25 de maio, o governo vai começar as discussões com o setor privado para definir a política industrial que vai vigorar nos próximos anos.
Reportagem, Fernando Alves