
LOC.: Considerado um dos mais relevantes setores da economia do Brasil, a mineração será destaque em dois eventos que ocorrerão no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 24 e 26 de maio.
Um deles é o 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, organizado pela revista Brasil Mineral. A programação contará com simpósios, mesas redondas e painéis temáticos relevantes para o setor. Já o segundo é a BRASMIN – Feira da Indústria da Mineração.
O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), e presidente do Sindicato da Mineração de Goiás e Distrito Federal, Luiz Antônio Vessani, afirma que, além de debater a importância do setor, os eventos devem enaltecer o papel da Média e Pequena Mineração no País.
TEC./SONORA: Luiz Antônio Vessani, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM)
“A mineração tem um papel de base. Tudo o que se consome tem uma base mineral. Por exemplo, com exceção da água mineral, você não encontra nenhum produto mineral à venda no supermercado. Porém, você encontra o azeite, que está dentro de uma garrafa de vidro ou de uma vasilha de plástico. Até o próprio cultivo do vegetal que gerou aquele azeite só foi possível por meio do uso de fertilizantes minerais. A grande importância da Feira é ajudar a divulgar a relevância da mineração e a capacidade que ela tem de fornecer condições para industrialização e desenvolvimento da sociedade.”
LOC.: Segundo o diretor editorial da Brasil Mineral, Francisco Alves, a média e pequena mineração desempenha um papel significativo no universo da produção mineral do Brasil, sobretudo porque essas categorias respondem pela grande maioria das companhias, com cerca de 90% de representatividade.
TEC./SONORA: Francisco Alves, diretor editorial da Brasil Mineral
“Espalhadas pelos mais diversos recantos do país, as médias e pequenas mineradoras são as grandes responsáveis pela produção dos minerais usados para construir nossas casas, como argila, areia, calcário e brita. Elas também produzem minerais estratégicos para o futuro, como vanádio, níquel, entre outros. Se considerarmos a produção aportada pela média e pequena mineração como um todo, o valor chega a algumas dezenas de bilhões de reais, sem contar os milhares de empregos que são gerados em todo o país.”
LOC.: Entre os aspectos apresentados nos eventos, haverá ênfase nas questões de atividades sobre sustentabilidade, regeneração vegetal, licença ambiental, segurança e tecnologia.
Entre outras autoridades, a programação contará com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do presidente da comissão de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sandro Mabel; do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Luís Azevedo; e do presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann.
De acordo com o Ibram, o saldo das exportações do setor mineral do país foi de cerca de US$ 49 bilhões em 2021. O resultado corresponde a um aumento de 51% em relação a 2020. Além disso, foram geradas 14.869 vagas de emprego no setor, entre janeiro e novembro do ano passado.
Reportagem, Marquezan Araújo