Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Resultado da lista de espera do Fies é divulgado nesta quinta-feira (24)

O resultado poderá ser consultado no Portal Único. O programa oferece oportunidades de financiamento para cursos de nível superior em instituições particulares.


Os pré-selecionados que estão na lista de espera no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) vão ter acesso ao resultado entre esta quinta-feira (24) e o dia 4 de maio. A lista é divulgada no Portal Único.

O Fies oferece oportunidades de financiamento para cursos de nível superior em instituições particulares. A bacharel em direito Lyssa Brandão concluiu o curso com o apoio do programa. “Se eu não tivesse conseguido o financiamento total, eu não teria continuado a faculdade pois na época meus irmãos estavam quase nascendo e a situação em casa não estava fácil.”

O estudante que for selecionado deve procurar a  Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição em que foi aprovado para entregar os documentos para comprovar as informações prestadas na hora da inscrição. 

Para conseguir a vaga, o estudante deve ter feito alguma edição do Enem a partir do ano de 2010, com uma nota mínima de 450 pontos, e não ter zerado a redação. Além disso, ele não pode estar matriculado em nenhum curso de graduação ou pós-graduação à distância. 

Segundo a educadora Carla Maria, o programa é uma maneira de dar oportunidade ao acesso do ensino superior para mais pessoas. “É uma maneira da gente dar oportunidade igual para quase todas as pessoas e eu, como educadora, vejo isso como um crescimento tanto na parte educacional quanto na parte profissional. São pessoas que entram no mercado de trabalho já com a consciência de trabalhar para a sociedade." 

São elegíveis para o programa pessoas com renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos. Porém, nesse ano, a novidade é para quem tem renda per capita inferior a 3 salários mínimos, com o lançamento de um contrato com taxa zero de juros. 

No Fies, o estudante tem parte ou o valor total da mensalidade paga por uma instituição bancária. Depois de se formar, o estudante tem um prazo para pagar o empréstimo.

FPM: Prefeituras do Rio Grande do Norte recebem R$ 19,3 milhões; repasse aos municípios do estado é 14,3% inferior ao do mesmo período do ano passado

Crianças devem ser testadas sempre que estiverem com suspeita de Covid-19

Pais e responsáveis recebem auxílio para compra de material escolar

Fies: renegociação de dívidas

No Fies, o estudante tem parte ou o valor total da mensalidade paga por uma instituição bancária. Depois de se formar, o estudante tem um prazo para pagar o empréstimo.

Segundo o Ministério da Educação, o número de inadimplentes com mais de 90 dias de atraso no pagamento já alcança 51,7% dos estudantes e um montante de 9 bilhões em prestações não pagas. 

Para aqueles que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso, foi proposto o refinanciamento da dívida, com desconto de 12%, isenção de juros e multas, além do parcelamento em 150 vezes. Já para os alunos com uma inadimplência de mais de 360 dias, o desconto chega a 86,5%. 

Caso o estudante esteja inscrito no CadÚnico, o desconto é de 92% e o saldo da dívida pode ser parcelado em até 10 vezes. 

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica são os responsáveis por renegociar as dívidas. O valor mínimo da prestação é de R$ 200 e a operação pode ser realizada pelos canais de atendimento disponibilizados pelos bancos. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os pré-selecionados que estão na lista de espera no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) vão ter acesso ao resultado entre esta quinta-feira (24) e o dia 4 de maio. A lista é divulgada no Portal Único (https://acessounico.mec.gov.br/).

O Fies oferece oportunidades de financiamento para cursos de nível superior em instituições particulares. A bacharel em direito Lyssa Brandão concluiu o curso com o apoio do programa. 

TEC/SONORA: Lyssa Brandão - bacharel em direito 
“Se eu não tivesse conseguido o financiamento total, eu não teria continuado a faculdade pois na época meus irmãos estavam quase nascendo e a situação em casa não estava fácil.”
 

LOC.: Para conseguir a vaga, o estudante deve ter feito alguma edição do Enem a partir do ano de 2010, com uma nota mínima de 450 pontos, e não ter zerado a redação. Além disso, ele não pode estar matriculado em nenhum curso de graduação ou pós-graduação à distância. 

Segundo a educadora Carla Maria, o programa é uma maneira de dar oportunidade ao acesso do ensino superior para mais pessoas. 
 

TEC/SONORA: Carla Maria - educadora 
“É uma maneira da gente dar oportunidade igual para quase todas as pessoas e eu, como educadora, vejo isso como um crescimento tanto na parte educacional quanto na parte profissional. São pessoas que entram no mercado de trabalho já com a consciência de trabalhar para a sociedade." 
 

LOC: São elegíveis para o programa pessoas com renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos. Mas, nesse ano, a novidade é para quem tem renda per capita inferior a 3 salários mínimos, com o lançamento de um contrato com taxa zero de juros. 

Pelo Fies, o estudante tem parte ou o valor total da mensalidade paga por uma instituição bancária. Depois de se formar, o estudante tem um prazo para pagar o empréstimo

Reportagem, Rafaela Soares.