Saúde - Medicamentos·23 de junho de 2020

OMS pede aumento de fabricação da dexametasona para tratamento da Covid em todo o mundo

Entidade ressalta, no entanto, que medicamento só deve ser usado em casos graves e com supervisão médica

Por Paulo Oliveira
Ouvir · 00:00:45

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu que a fabricação do medicamento dexametasona seja ampliada em todo o mundo. Estudos preliminares da série Recovery, conduzidos pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, demonstraram que o tratamento com corticoides pode ajudar na recuperação de pacientes graves com a Covid-19. Segundo o ensaio clínico, o medicamento pode reduzir em um terço o risco de morte entre pacientes internados com respiradores mecânicos.

No entanto, a OMS recomenda que a dexametasona seja utilizada apenas em pacientes graves e sob supervisão médica. A entidade ressalta que vai ser um desafio aumentar a produção mundial do remédio e distribuí-lo rapidamente em todo o planeta, especialmente em países mais necessitados.  

SOBRE

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira é formado pela Universidade de Brasília (UnB), já foi repórter freelancer do jornal O Estado de São Paulo e repórter do SindSaúde DF. Como estagiário, passou pelo Jornal Destak, TV Câmara e Rede Globo.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Medicamentos

Ver editoria completa
Anvisa08 de abril de 2026

Anvisa anuncia novo plano de combate a irregularidades na importação e manipulação de canetas emagrecedoras

Plano de seis eixos prevê revisão da atual regulamentação de importação e manipulação, assim como intensificação das ações de fiscalização e trabalhos conjuntos com outroas agências

Medicamentos02 de abril de 2026

Remédios: preços podem subir até 3,81%

Reajuste médio autorizado será de até 2,47%, o menor registrado nos últimos 20 anos

Congresso Nacional11 de março de 2026

Projeto com regras para o funcionamento de farmácias em supermercados vai à sanção presidencial

Aprovada no Congresso, iniciativa prevê a necessidade da presença obrigatória de um farmacêutico no espaço e proíbe a venda de medicamentos fora da área da farmácia

t-page