Tempo - Região Sudeste·03 de novembro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste registra forte elevação nas temperaturas e pancadas de chuva com trovoadas

Rio de Janeiro e São Paulo atingem máxima de 35°C e 34°C; instabilidades avançam pelo interior paulista, mineiro e capixaba

Por Sophia Maria Duarte Muniz
Ouvir · 00:00:57

Brasil 61

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A Região Sudeste registra um aumento expressivo nas temperaturas nesta quarta-feira, 4 de novembro. Após dias dominados por ventos marítimos mais frios, a massa de ar sobre o Sudeste se aquece rapidamente. Esse forte aquecimento de primavera, quando associado aos altos índices de umidade relativa presentes na atmosfera, atua como um gatilho térmico para o surgimento de nuvens de tempestade no decorrer da tarde e início da noite.

No estado do Rio de Janeiro, o calor será um dos maiores destaques do país. Na capital fluminense, a quarta-feira começa com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas pela manhã, mas o sol aparece forte e eleva a máxima para 35°C, com mínima de 22°C e umidade oscilando entre 50% e 100%. Durante a tarde e noite, a aproximação de instabilidades traz rajadas de vento e novas pancadas com trovoadas.

No estado de São Paulo, o cenário é idêntico: na capital paulista, a mínima é de 18°C e a máxima dispara para 34°C, sob umidade mínima de 40%. No interior paulista (como em Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba), a tarde será quente, seguida por temporais isolados com rajadas de vento e descargas elétricas.

Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte registra mínima de 16°C e máxima que alcança os 30°C, com umidade variando entre 45% e 100%. A manhã terá muitas nuvens e a tarde será marcada por pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Cidades do Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata também devem se preparar para precipitações no fim do dia.

No Espírito Santo, a capital Vitória e municípios litorâneos registram dia de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e ventos de fracos a moderados com rajadas, registrando mínima de 22°C e máxima de 32°C.

Alertas e riscos:

  • Áreas afetadas: todo o estado de São Paulo, Sul e Oeste de Minas Gerais, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Vale do Paraíba.

  • Validade:  durante a quarta-feira, 04/11/2026.

  • Principais riscos: chuvas de intensidade moderada a forte, rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, risco de alagamentos urbanos pontuais, enxurradas e descargas elétricas.


5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

SOBRE

Sophia Maria Duarte Muniz

Sophia Muniz é estudante de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Católica de Brasília (UCB) e repórter estagiária do Brasil 61. Também atuou como estagiária no Conselho Federal de Nutrição (CFN), na área de assessoria de imprensa, com experiência em comunicação institucional e produção de conteúdo jornalístico.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Região Sudeste

Ver editoria completa
Região Sudeste03 de novembro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste registra forte elevação nas temperaturas e pancadas de chuva com trovoadas

Rio de Janeiro e São Paulo atingem máxima de 35°C e 34°C; instabilidades avançam pelo interior paulista, mineiro e capixaba

FPM03 de novembro de 2026

Ouro Preto recebeu R$ 1,8 milhão do FPM no terceiro decêndio de outubro

O crédito caiu na conta da prefeitura na sexta-feira, 30 de outubro, em parcela única do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, sem reserva adicional.

Previsão do tempo03 de novembro de 2026

Previsão do Tempo: São Paulo/SP tem terça-feira com chuva isolada e 30°C

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça-feira em São Paulo/SP indica muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, com temperaturas entre 17°C e 30°C.

t-page