Foto: Denio Simões/MIDR
Foto: Denio Simões/MIDR

MIDR integra fórum sobre ciência e tecnologia na Amazônia

Ministro Waldez Góes ressaltou a importância da região e reforçou o compromisso da Pasta com o desenvolvimento das comunidades tradicionais

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE AMAZÔNIA


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) fez parte do painel “Amazônia e os próximos desafios para as políticas de Ciência e Tecnologia” do Fórum RNP 2023 - Aplicações Emergentes. Realizado entre terça e quinta-feira (29 e 31), o evento tem como objetivo debater o papel das TIC no desenvolvimento da educação e pesquisa do Brasil.

Durante o painel, os convidados apresentaram ideias e estratégias para impulsionar o desenvolvimento da região amazônica. O ministro Waldez Góes ressaltou a importância da Amazônia e enfatizou o compromisso do Governo Federal com o investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento regional das comunidades tradicionais.

“Existe uma clara preocupação em assegurar que o progresso tecnológico beneficie não somente os grandes centros, mas também alcance ribeirinhos, extrativistas, pequenos produtores, indígenas e quilombolas. Reconheço a importância de expandir o desenvolvimento regional para além das grandes iniciativas, abrangendo também os pequenos produtores”, afirmou o ministro.

O ministro ainda apontou a relevância do debate para buscar soluções e trocar experiências e destacou o investimento do Novo PAC na região. “Participar desse debate e contribuir para o diálogo em busca de soluções para a população amazônica é uma honra. Além disso, é crucial aproveitar o conhecimento já gerado na região, considerando o significativo investimento em Ciência e Tecnologia por meio do Novo PAC para a Amazônia, anunciado pelo presidente Lula”, completou.

O painel também contou com as contribuições de Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho-Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Patrícia Ellen, sócia-presidente da Systemiq; e Rafael Pontes Lima, gerente da Assessoria Técnica de Relações Federativas e Parlamentares na RNP.

No discurso dos palestrantes, foram levantadas questões como a relevância da Amazônia para o Brasil, o Plano de Transição Ecológica e ações de desenvolvimento que unem ciência tecnológica e podem trazer, como consequência, produtividade, melhora na economia regional, combate às desigualdades e mudanças climáticas.

O evento

O Fórum RNP 2023 é um espaço de encontro, relacionamento e atualização sobre as principais tendências nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Durante três dias, o evento reúne os principais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações para debater o papel das TIC no desenvolvimento da educação e pesquisa do Brasil. Neste ano, o tema do Fórum é Aplicações Emergentes em Educação, Ciência e Cultura.  A programação inclui palestras, painéis e workshops, além de área de exposição com diversos estandes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.