LOC.: A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul (ABES-RS) criou o AbesEDUCA. A plataforma voltada ao público adolescente e adulto conta com jogos educativos com o intuito de estimular discussões sobre saneamento e meio ambiente.
São três jogos: o primeiro trata do saneamento no mundo, como a evolução do conceito, as variações culturais, etc; o segundo trata do saneamento no Brasil apresentando alguns aspectos mais próximos, como a atuação do SUS; e o terceiro traz provérbios em Língua Portuguesa, que registram o conhecimento do povo sobre a água.
Segundo Mônica Kalil Pires, desenvolvedora de jogos da Mókpi Consultoria, a dinâmica online tem uma estrutura simples, mas atraente.
TEC./ SONORA: Mônica Kalil Pires, desenvolvedora de jogos da Mókpi Consultoria.
“Com os jogos, a Abes pretende levar esse tema do saneamento que é tão sério e tão importante para os jovens de uma forma mais leve para os jovens. Porque quem sabe assim a gente consegue despertar novas vocações nessa área.”
LOC.: Os jogos foram pensados para que as pessoas pudessem jogar individualmente ou para que os professores apresentem em grupo, comentando as questões.
Além disso, de maneira didática, a plataforma inclui a seção Como Fazer, com informações sobre como fazer a limpeza de caixas d’água ou identificar vazamentos, por exemplo. Também deverão ser incluídas leis e regulamentações básicas para que a população em geral tenha acesso.
A secretária Miriam Maciel acessou o jogo com seu filho de 16 anos, que estimulou o pensamento crítico, fazendo com que juntos questionassem diversas abordagens.
TEC./ SONORA: Miriam Maciel, secretária.
“Ele traz um assunto de suma importância de uma forma tão divertida, com acesso bem fácil. É um jogo que tenho certeza que vai poder ser jogado por todas as idades, não tem aquela limitação.”
LOC.: O projeto da seção gaúcha pretende levar informação de qualidade para um público que não é tão visado, visto que os materiais sobre educação ambiental tem mais enfoque em crianças.
Reportagem, Rafaela Gonçalves