Foto: Brasil 61
Foto: Brasil 61

FPM: municípios recebem R$ 4,74 bilhões no primeiro decêndio de setembro

Recursos ajudam a custear folha de pagamento e manter serviços básicos em mais de 5,5 mil cidades brasileiras

ÚLTIMAS SOBRE MUNICÍPIOS


Os mais de 5,5 mil municípios brasileiros recebem, nesta terça-feira (10), o primeiro repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total a ser distribuído soma R$ 4,74 bilhões, referente à arrecadação entre os dias 1º e 10 de setembro.

O montante representa um aumento de 10,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando os municípios receberam R$ 4,276 bilhões. Apesar da recuperação na comparação anual, o valor ficou bem abaixo do registrado no primeiro decêndio de agosto deste ano, quando foram repassados R$ 7,3 bilhões — uma queda de 35,1%.

Segundo especialistas, esse desempenho mantém a tendência de recuperação do fundo em relação ao ano passado, permitindo que municípios paguem suas contas em dia e realizem investimentos.

A transferência é considerada vital para o funcionamento da máquina pública local, especialmente em cidades de pequeno porte — cerca de 80% do total no país.

Nesses municípios, o FPM é a principal fonte de custeio das despesas correntes, como pagamento de servidores, manutenção de escolas e unidades de saúde, além de investimentos em infraestrutura.

O assessor de orçamento Cesar Lima explica que o aumento pode significar melhorias diretas para a população:

“O aumento do FPM melhora a qualidade de vida da população, uma vez que esses recursos não são carimbados, por assim dizer. O Executivo municipal pode tanto fazer investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura, como também custear serviços essenciais, como assistência social, dentro do município”, destaca.

São Paulo e Minas Gerais lideram repasses

O estado de São Paulo recebeu o maior volume de recursos neste decêndio: R$ 584 milhões. Entre os municípios que mais se destacam estão Campinas, Bragança Paulista e Araçatuba todos com o montante de R$ 2,55 milhões.

Em Minas Gerais, que aparece logo na sequência com R$ 581 milhões, municípios como Vespasiano (R$ 2,4 milhões), Varginha (R$ 2,5 milhões) e Ubá (R$ 2,2 milhões) figuram entre os que mais receberam.

Confira quanto seu município vai receber do FPM neste decêndio

 

 FPM

 

Municípios bloqueados

De acordo com o Tesouro Nacional, três cidades estavam bloqueadas de receber o repasse neste decêndio até o dia 4 de setembro: Cabo Frio (RJ), Guamaré (RN) e Torres (RS).

O órgão explica que o bloqueio ocorre quando os municípios possuem débitos com a União, como pendências relacionadas ao Pasep, ao INSS ou à inscrição na dívida ativa. Para regularizar a situação e voltar a receber os recursos, as prefeituras precisam quitar ou renegociar os débitos.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os mais de CINCO MIL E QUINHENTOS municípios brasileiros recebem, nesta terça-feira, 10 de setembro, o primeiro repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. O valor soma QUATRO BILHÕES E SETECENTOS E QUARENTA MILHÕES DE REAIS, referente à arrecadação entre os dias 1º e 10 de setembro.

O repasse é 10,9% maior do que no mesmo período do ano passado, quando as prefeituras receberam QUATRO BILHÕES E DUZENTOS E SETENTA E SEIS MILHÕES DE REAIS. Mas o valor é bem menor do que o registrado no mês passado. No primeiro decêndio de agosto, o fundo repassou SETE BILHÕES E TREZENTOS MILHÕES, ou seja, uma queda de 35,1%.

A transferência é vital para o funcionamento da máquina pública, principalmente em cidades pequenas, onde o FPM é a principal fonte de custeio da folha de pagamento e da manutenção de serviços básicos, como saúde e educação.

É o que explica o assessor em orçamento César Lima.
 

TEC./SONORA: Cesar Lima, especialista em orçamento público

“O aumento do FPM melhora a qualidade de vida da população, uma vez que esses recursos não são carimbados, por assim dizer. E, o Executivo municipal pode tanto fazer investimento nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, como também custear esses mesmos serviços para a população, como assistência social, dentro do município.” 
 


LOC.: São Paulo é o estado que recebe o maior volume neste decêndio: QUINHENTOS E OITENTA E QUATRO MILHÕES DE REAIS. Entre os municípios que mais se destacam estão Campinas, Bragança Paulista e Araçatuba, cada um com MAIS DE DOIS MILHÕES E MEIO DE REAIS.

Minas Gerais aparece em seguida, com QUINHENTOS E OITENTA E UM MILHÕES. Municípios como Vespasiano, Varginha e Ubá estão entre os que mais receberam.

De acordo com o Tesouro Nacional, três cidades estão bloqueadas e não vão receber o repasse: Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Guamaré, no Rio Grande do Norte; e Torres, no Rio Grande do Sul. O bloqueio acontece quando o município tem dívidas com a União. Para voltar a receber, é preciso quitar ou renegociar os débitos.

Reportagem, Livia Braz