
Voltar
LOC.: Os mais de CINCO MIL E QUINHENTOS municípios brasileiros recebem, nesta terça-feira, 10 de setembro, o primeiro repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. O valor soma QUATRO BILHÕES E SETECENTOS E QUARENTA MILHÕES DE REAIS, referente à arrecadação entre os dias 1º e 10 de setembro.
O repasse é 10,9% maior do que no mesmo período do ano passado, quando as prefeituras receberam QUATRO BILHÕES E DUZENTOS E SETENTA E SEIS MILHÕES DE REAIS. Mas o valor é bem menor do que o registrado no mês passado. No primeiro decêndio de agosto, o fundo repassou SETE BILHÕES E TREZENTOS MILHÕES, ou seja, uma queda de 35,1%.
A transferência é vital para o funcionamento da máquina pública, principalmente em cidades pequenas, onde o FPM é a principal fonte de custeio da folha de pagamento e da manutenção de serviços básicos, como saúde e educação.
É o que explica o assessor em orçamento César Lima.
TEC./SONORA: Cesar Lima, especialista em orçamento público
“O aumento do FPM melhora a qualidade de vida da população, uma vez que esses recursos não são carimbados, por assim dizer. E, o Executivo municipal pode tanto fazer investimento nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, como também custear esses mesmos serviços para a população, como assistência social, dentro do município.”
LOC.: São Paulo é o estado que recebe o maior volume neste decêndio: QUINHENTOS E OITENTA E QUATRO MILHÕES DE REAIS. Entre os municípios que mais se destacam estão Campinas, Bragança Paulista e Araçatuba, cada um com MAIS DE DOIS MILHÕES E MEIO DE REAIS.
Minas Gerais aparece em seguida, com QUINHENTOS E OITENTA E UM MILHÕES. Municípios como Vespasiano, Varginha e Ubá estão entre os que mais receberam.
De acordo com o Tesouro Nacional, três cidades estão bloqueadas e não vão receber o repasse: Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Guamaré, no Rio Grande do Norte; e Torres, no Rio Grande do Sul. O bloqueio acontece quando o município tem dívidas com a União. Para voltar a receber, é preciso quitar ou renegociar os débitos.
Reportagem, Livia Braz