Foto: Valsil/Adobe Stock
Foto: Valsil/Adobe Stock

FIES: Inscrição vai até esta sexta-feira (11)

E quem foi selecionado para o Prouni precisa entregar a documentação até segunda-feira (14)


O programa de Financiamento Estudantil (Fies) recebe inscrições até esta sexta-feira (11). Quem foi selecionado para o Prouni - programa de bolsas estudantis que contempla estudantes de baixa renda - precisa entregar a documentação comprovando as informações prestadas na inscrição até o dia 14 de março, segunda-feira. 

Para o especialista em educação Afonso Galvão, a possibilidade de financiar o curso superior é muito importante para garantir o acesso ao ensino superior. "Porque com o Fies os alunos têm condições de cursar, por exemplo, a faculdade particular, não é? Aqueles com renda precária que não conseguem pagar pela educação superior", comenta.

Cerca de 24% dos brasileiros têm acesso à educação de nível superior. Um número que pode ser maior na opinião de Galvão. Ele compara a países vizinhos, como a Argentina, que consegue que 34% de sua população curse uma faculdade. 

Para o especialista, a chave para a melhoria da educação superior é melhorar a educação básica. “É fazer com que os alunos fiquem melhores em termos de qualidade já na largada, já iniciam o curso superior”, pondera. 

Para ele, programas como as cotas para alunos vindos das escolas públicas, o Prouni e o Fies são estratégias que ampliaram o acesso. 

FIES: estudantes inadimplentes podem renegociar suas dívidas a partir desta segunda-feira (7)

Síndrome da Gaiola: como isolamento pode afetar as crianças na volta às aulas presenciais

Segunda chamada Sisu

Desde essa quinta-feira (10), as universidades começaram a convocar candidatos que fizeram a inscrição pelo Sisu e estavam esperando as vagas remanescentes. As convocações devem ser conferidas nos sites das próprias instituições de ensino. 

A estudante Bárbara Almeida, de 19 anos, foi uma das contempladas na primeira chamada do processo de 2022 do Sisu. Contudo, como já está fazendo outro curso na UnB, optou por não efetivar a matrícula no Instituto Federal de Brasília. "Não quis trocar uma graduação completa pelo tecnólogo", disse. A vaga dela ficou, portanto, disponível para quem esperava por uma oportunidade para design de produto. 

Por meio do Sisu, foram oferecidas 221.790 vagas em mais de 6 mil cursos de 125 em universidades e instituições federais de todo o país. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O programa de Financiamento Estudantil (Fies) recebe inscrições até esta sexta-feira (11). E quem foi selecionado para o Prouni - programa de bolsas estudantis que contempla estudantes de baixa renda - precisa entregar a documentação comprovando as informações prestadas na inscrição até a próxima segunda-feira (14). 

Para o especialista em educação Afonso Galvão, a possibilidade de financiar o curso superior é muito importante para garantir o acesso ao ensino superior.
 

TEC. SONORA: Afonso Galvão, especialista em educação

"Porque com o Fies os alunos têm condições de cursar, por exemplo, a faculdade particular, não é? Aqueles com renda precária que não conseguem pagar pela educação superior."
 

LOC.: Desde quinta-feira (10) as universidades começaram a convocar candidatos que fizeram a inscrição  pelo Sisu e estavam esperando as vagas remanescentes. As convocações devem ser conferidas nos sites das próprias instituições de ensino. A estudante Bárbara Almeida, de 19 anos, foi uma das aprovadas no processo seletivo unificado de 2022. Mas ela abriu mão da vaga num curso tecnólogo no Instituto Federal de Brasília. 
 

TEC/SONORA: Bárbara Almeida, estudante
“E como eu já estou na faculdade que eu queria tanto, todos os conselhos que ouvi foi sobre ser muito arriscado sair da faculdade para poder cursar um curso menos valorizado no mercado de trabalho” 
 

LOC.: Para saber se foi contemplado, o candidato deve conferir na própria instituição em que se inscreveu. Neste ano, o SISU ofereceu quase 222 mil vagas em  mais de 6 mil cursos de 125 instituições.