LOC: o Rio Grande do Norte será o primeiro estado do Brasil a contar com um polo da Rota da Moda. Em evento da Jornada das Águas nesta sexta-feira, 22 de outubro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou da cerimônia de lançamento do projeto. Ele destacou o impacto da medida para fomentar o desenvolvimento da região do Seridó.
TEC/SONORA: ROGÉRIO MARINHO
"O que o povo do Seridó quer é o que o povo nordestino quer: oportunidade. Oportunidade para transformar as suas vidas. É uma região deprimida do ponto de vista econômico, do ponto de vista do clima. Praticamente coisas que nos deixam perplexos pela inventividade, pelo empreendedorismo e criatividade dessa população. O que nós vamos fazer é lançar o polo da Rota da Moda, pelas características que nós acabamos de falar aqui".
LOC: Atualmente, o Governo Federal, por meio do MDR, apoia dez Rotas em todas as regiões do País. São elas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, do Peixe e da Tecnologia da Informação e Comunicação. A Rota da Moda será a décima primeira a ser criada.
Para Marionete Medeiros, representante da Associação Seridoense de Confecções (Asconf), a criação da Rota da Moda vai ser um divisor de águas para as confecções da região.
TEC/SONORA: MARIONETE MEDEIROS
"Muda tudo, porque agora a gente se sente incluído na moda, principalmente para quem já tem marca própria. Porque eles vão ter como desenvolver mais ainda esse produto, divulgar, e a gente tem uma expectativa muito grande de crescimento. A gente se sente lisonjeado e agraciado com a Rota da Moda sendo inclusa aqui para a gente também".
LOC: O lançamento da Rota da Moda integra agenda da Jornada das Águas, evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco e que vai passar por Minas Gerais e os nove estados do Nordeste. Nela, serão anunciadas e entregues obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento e apoio ao setor produtivo, além de mudanças normativas.
Para saber mais sobre a Jornada das Águas e outras ações de desenvolvimento regional do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes.