Desenvolvimento Regional - Região Sul·20 de setembro de 2021

Dois municípios da Região Sul são atingidos por desastres naturais

Os municípios de Três Passos, no Rio Grande do Sul, e Jandaia do Sul, no Paraná, foram decretados oficialmente em situação de emergência pelo governo federal

Por Janary Bastos Damacena
Ouvir · 00:01:14

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A Região Sul do Brasil tem mais duas cidades atingidas severamente pela estiagem e seca. Os municípios de Três Passos, no Rio Grande do Sul, e Jandaia do Sul, no Paraná, foram decretados com situação de emergência pelo governo federal e, agora, podem requisitar recursos para ajudar a amenizar as consequências do clima. A decisão foi publicada na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU).

Com isso, as duas cidades passaram a integrar a lista de municípios por todo o Brasil que obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem ou à seca – que é uma ausência de chuva ainda mais prolongada. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) tem acompanhado de perto as consequências do fenômeno na Região Nordeste do País, por isso oficializou a situação de emergência em todos esses municípios.

Com o reconhecimento federal, os gestores municipais podem, agora, solicitar recursos do MDR para atender a população afetada. É o que explica Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. “O que o reconhecimento permite é que o governo federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência, mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda”, destacou.

Ensino remoto durante pandemia impactou alfabetização de crianças

BLOQUEADOS: 52 municípios não receberão parcela do FPM referente ao 2° decêndio de setembro

Dicas para o tempo seco

Segundo a Defesa Civil, em momento de baixa umidade do ar, é importante beber bastante água, mesmo sem sede. Além disso, é necessário evitar atividades ao sol nas horas mais quentes do dia e usar umidificadores de ar ou toalhas molhadas nos ambientes fechados. Confira mais dicas neste link.

Envie gratuitamente um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba alertas de situação de risco em sua localidade.

Como solicitar recursos federais

Para fazer a solicitação, estados e municípios afetados por desastres naturais devem ter decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública. Em seguida, é preciso solicitar o reconhecimento federal ao MDR, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). O pedido deve atender aos critérios da Instrução Normativa n. 36/2020.

Depois da publicação do reconhecimento federal por meio de portaria no DOU, o ente federado pode solicitar repasses para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do S2iD, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Áudio
0:00 / 0:00
SOBRE

Janary Bastos Damacena

Com formação em jornalismo e pós-graduação em linguística, Janary Damacena se especializou em Narratologia e no Storytelling para reportar notícias. Com participação em redações de jornais impressos, revistas, rádios, televisão e assessorias de imprensa; alguns de seus trabalhos mais marcantes foram realizados em lugares como a Agência do Rádio Brasileiro, Rádio Nacional, Jornal de Brasília, Agência Rádio Web, Jornal Tribuna do Brasil, TV Educativa, Presidência da República, Ministério da Saúde, Revista Plano Brasília, Agência Gralha Comunicação e Vídeo e Organização das Nações Unidas (ONU).

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Região Sul

Ver editoria completa
Região Sul30 de outubro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sábado frio e com umidade de 100% na Região Sul do Brasil

Capitais e interior dos três estados registram temperaturas baixas e possibilidade de chuvas isoladas

Previsão do tempo30 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Porto Alegre/RS tem sexta-feira de muitas nuvens e 23°C

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta sexta-feira (30) em Porto Alegre/RS indica céu com muitas nuvens do início ao fim do dia, com mínima de 16°C e máxima de 23°C.

Previsão do tempo30 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Florianópolis/SC tem sexta-feira de chuva e máxima de 20°C

A previsão do Inmet para esta sexta-feira (30) em Florianópolis/SC indica muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 16°C e 20°C.

t-page