Foto: Dr. Ajuda. Reprodução/YouTube
Foto: Dr. Ajuda. Reprodução/YouTube

DIABETES: Como evitar complicações

Você sabe quais são as principais complicações do diabetes e como evitá-las? Neste episódio, o Dr. Rafael Pergher dará mais detalhes sobre o assunto.

Salvar imagem

Muitas pessoas portadoras de diabetes, não seguem o tratamento de forma adequada, muitas das vezes por não apresentarem nenhum sintoma da doença. O problema é que com o passar do tempo, as complicações vão surgindo e com isso elas vão ficando cada vez mais difíceis de serem resolvidas

 

O diabetes mellitus é uma doença que possui como característica o risco de aparecimento a longo prazo de complicações em diversos órgãos do sistema humano. Essas complicações acometem de maneira significativa a qualidade de vida desses pacientes, mas podem ser evitadas pelo tratamento adequado da doença.

Principais complicações e como evitá-las:

  • Retinopatia diabética: O risco de aparecimento da retinopatia tem relação direta com o tempo de duração do diabetes, sendo maior após 20 anos do início da doença. Todo paciente com diabetes deve fazer o exame de fundo de olho anualmente. 
  • Nefropatia diabética: o controle deve ser feito com o exame de microalbuminúria na urina.  A nefropatia também está associada à: mau controle da glicemia, Hipertensão, Colesterol alto e Tabagismo.
  • Neuropatia Diabética: sintomas como queimação e formigamento nos pés e mãos, com perda de sensibilidade, que pode levar a surgimento de úlceras nos pés, que devem ser tratadas adequadamente para não levar a complicações maiores como amputação
  • Aumento do risco de doenças cardiovasculares
  • Disfunção erétil
  • Impotência sexual

Essas complicações podem ser evitadas pelo controle adequado do diabetes, por isso a importância de você se tratar mesmo sem sintomas. 

Veja mais:

OBESIDADE: 26% dos brasileiros poderão estar acima do peso em 2030
DENGUE: 31% dos brasileiros acreditam que a doença deixou de existir durante a pandemia, mas Ministério da Saúde aponta aumento do número de casos em 2022

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.