LOC.: O Governo Federal vai repassar quase 130 mil reais para ações de defesa civil em duas cidades do Paraná atingidas por queda de granizo. Ao todo, mais de duas mil pessoas serão beneficiadas com os recursos.
O maior valor será direcionado à Japurá. Serão mais de 66 mil reais para o restabelecimento de um prédio público danificado pelo desastre natural. No último dia 28 de outubro, a cidade já havia recebido 170 mil reais para recuperar telhados e comprar itens básicos para as famílias atingidas.
Já o município de Indianópolis vai receber mais de 62 mil reais para reconstruir os telhados de residências de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Nas últimas semanas, a Defesa Civil Nacional enviou ao Paraná duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, para fornecer ajuda as cidades afetadas pelas fortes chuvas, que aconteceram nos dias 22 a 24 de outubro.
Em todo o Brasil, estados e municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de resposta a desastres naturais e de reconstrução de infraestrutura pública danificada.
Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como deve ser feita a solicitação.
TEC./SONORA: Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional
“Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados.”
LOC.: O S2iD pode ser acessado no endereço s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberta Camargo