
LOC: O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Manaus (AM) para um evento de vacinação promovido pela capital amazonense no último sábado. Ele destacou a importância da imunização para o controle da pandemia.
TEC./SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
“Vocês aqui de Manaus e do Amazonas sabem muito bem o que essa doença pode causar. Esse estado foi afetado fortemente na primeira onda e na segunda onda. Mas tem nos dado exemplo da solidariedade do povo, exemplo da capacidade dos seus profissionais de saúde, da responsabilidade e do respeito dos seus gestores públicos, ou seja, estamos todos unidos para que a nossa campanha de vacinação seja um sucesso cada vez maior”.
LOC: No começo deste ano, o estado do Amazonas foi um dos mais afetados pela Covid-19 no Brasil. Entre janeiro e fevereiro deste ano, o estado chegou a registrar uma média diária de aproximadamente 150 mortes em decorrência da Covid-19. Apesar disso, atualmente o estado conseguiu reduzir as internações e mortes. Para o governador do estado, Wilson Lima, a vacinação contra a Covid-19 foi o caminho mais acertado para controlar a doença.
TEC./SONORA: governador do estado do Amazonas, Wilson Lima.
“Nós diminuímos muito os casos de covid, das internações, dos agravamentos, e não tem outra explicação, não tem outra fórmula: é a vacina que é responsável por isso. Daí a necessidade de a gente fazer ações como já estamos realizando, em parceria com as prefeituras, com as estratégias que foram adotadas para incentivar as pessoas a irem aos postos de vacinação. E assim a gente vai continuar fazendo, para que possamos vacinar o máximo possível de pessoas e afastar a Covid-19”.
LOC: De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Amazonas já aplicou mais de 4,3 milhões de doses de vacina Covid-19. Dessa quantidade, mais de 2,6 milhões receberam a primeira dose e aproximadamente 1,7 milhão receberam a segunda dose ou dose única do imunizante. Nas últimas 24h foram mais de 10 mil doses de vacinas aplicadas no estado com predominância entre a população de 20 a 50 anos de idade.