Data de publicação: 05 de Agosto de 2020, 13:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:28h
A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, em Santa Catarina, monitora pacientes infectados com a Covid-19 ou com suspeita da doença com o auxílio de um aplicativo para celular. Toda pessoa que testa positivo ou está sob investigação da doença é mapeada com o auxílio da ferramenta. Além disso, profissionais de saúde acompanham o paciente de forma remota.
Segundo a prefeitura do município, cerca de três mil pessoas são monitoradas pelo aplicativo. O prazo de isolamento social estabelecido no protocolo da prefeitura é 14 dias para os casos confirmados do novo coronavírus e de três dias para os casos suspeitos.
Covid-19 avança sobre estados da Região Sul
Pico da pandemia no Brasil deve ocorrer em agosto, segundo a OMS
Os pacientes sob monitoramento recebem notificações no aplicativo a cada 30 minutos e devem responder perguntas sobre o seu quadro clínico, como por exemplo, se estão com febre, dores ou dificuldade para respirar. No momento da resposta, a localização dessa pessoa é coletada e validada com o endereço indicado no cadastro. Quem não responder aos questionamento dentro do prazo, vai receber ligações da equipe de monitoramento.