Primeira vacinada no Brasil. Foto: Divulgação.
Primeira vacinada no Brasil. Foto: Divulgação.

São Paulo inicia vacinação contra Covid-19

Teve início logo após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa neste domingo (17)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estado de São Paulo começou a vacinar a população contra a Covid-19 neste domingo (17), logo após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A primeira brasileira a ser imunizada foi a enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Mônica Calazans, de 54 anos.

Neste primeiro dia de campanha, profissionais de saúde de hospitais de referência no combate à pandemia e integrantes de populações indígenas começaram a ser vacinados. A partir desta segunda (18), entra em operação o plano logístico de distribuição de doses, seringas e agulhas, com envio das grades para imunização de trabalhadores de saúde de seis hospitais de referência do estado.

Governo do Piauí finaliza Plano de Vacinação contra a Covid-19

Rio Grande do Norte apresenta programa de monitoramento de vacinações em tempo real

As unidades foram selecionadas para a fase inicial porque são hospitais-escola regionais, com maior fluxo de pacientes em suas áreas de atuação. São elas: HCs da Capital e de Ribeirão Preto (USP), HC da Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).

Na sequência, vacinas e insumos serão enviados a polos regionais para redistribuição às prefeituras, com recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. Os municípios também deverão imunizar a população indígena com apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.