
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciou o início do processo de licitação do canal de acesso ao Porto de Santos (SP). A previsão é que R$ 6,45 bilhões sejam investidos e que o leilão ocorra ainda neste ano.
O ato autorizando a abertura do processo de concessão foi enviado na última quinta-feira, 3 de julho, pelo Ministério dos Portos e Aeroportos à Agência Nacional de Transportes Aquaviários, para a realização da consulta e audiência pública.
Para o ministro Costa Filho, o projeto amplia a capacidade de movimentação portuária e aumenta a eficiência do porto.
Com esse canal pronto, nós vamos ter mais previsibilidade, vamos aumentar a nossa capacidade de receber mais navios e fortalecer o setor portuário brasileiro, que vai gerar emprego, gerar renda e movimentar cada vez mais a nossa economia.
O leilão do canal de acesso de Santos seguirá o modelo definido para o canal do Porto de Paranaguá, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), cujo leilão deve ocorrer em 2025. Os valores do projeto são referentes a investimentos e custos operacionais das atividades.
A expectativa do ministério é de que a modelagem atraia investidores e gere competição nos leilões, conforme o Secretário Nacional de Portos do ministério, Alex Ávila.
Além de Santos e Paranaguá, outros leilões devem ocorrer, como dos canais do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, e dos portos da Bahia e do Rio Grande.
De acordo com a Pasta, além de ampliar o acesso a navios de grande porte, a concessão deve fomentar o desenvolvimento da região.
O Porto de Santos é o maior porto brasileiro em valores de carga movimentadas, responsável por cerca de 25% do comércio exterior brasileiro. Em 2024, movimentou 138,7 milhões de toneladas.
Reportagem, Bianca Mingote