Curso CTGÁS - Foto: CRT-RN
Curso CTGÁS - Foto: CRT-RN

RN: Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do SENAI abre matrículas para cursos de capacitação profissional

Há oportunidades nas áreas de Eletrotécnica, Soldagem, Energia, Refrigeração, Climatização, entre outras

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER), do SENAI/RN, está com inscrições abertas para cursos de capacitação profissional. Há oportunidades nas áreas de Eletromecânica, Soldagem, Eletrotécnica, Energia (Eólica, GTD e Renováveis), Refrigeração e Climatização, Automação Industrial, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. As aulas são desenvolvidas nas modalidades à distância, presencial e semipresencial.

O diretor do CTGAS-ER, Rodrigo Diniz de Mello, explica como se inscrever nos cursos. “O CTGÁS-ER não possui um período específico de matrículas, sendo possível o acesso aos seus cursos em qualquer época do ano. As matrículas podem ser realizadas diretamente no site do SENAI/RN, onde os interessados podem procurar os cursos de interesse”. Segundo o diretor, é preciso ficar atento aos pré-requisitos específicos de cada curso. 

Arte - Brasil 61

Alunos do Sesi Planalto (GO) desenvolvem solução que impede a proliferação do novo coronavírus em superfícies

Fiesc abre inscrições para voluntários que queiram elaborar projetos para o terceiro setor

MEC abre 100 mil novas vagas para o curso Alfabetização Baseada na Ciência

Mercado de trabalho

O instrutor de Eletrotécnica, Thiago Silva de Almeida, de Natal/RN, fez o curso Técnico em Eletrotécnica entre 2017 e 2020. Ele conta como a capacitação do CTGÁS-ER contribuiu para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

“Existe a parte didática, em sala de aula, e a parte prática, nos laboratórios. Isso ajudou demais na minha posição no mercado de trabalho, no meu desenvolvimento profissional e alavancou a minha carreira”, conta.

O professor do Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo, Edmilson Moutinho dos Santos, explica que a geração de emprego na área tende a ser proporcional ao crescimento das fontes de energia renováveis. “Como nosso consumo total de energia tende a crescer, você verá expansões de emprego em todos os segmentos energéticos. O fato da geração elétrica, a partir de fontes eólicas, solar e a gás, estar com taxas de expansão importantes, isso gera empregos diretos”, explica.

Segundo o professor, a distribuição de equipamentos de geração de energia, nas cidades e no campo, vai aumentar a demanda por profissionais da manutenção.

Na página da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial é possível conferir um mapa de carreiras, no setor de energia eólica e de energia solar, de acordo com o nível de especialização.

A programação dos cursos do CTGÁS-ER está disponível no link e as matrículas podem ser feitas pelo site do SENAI/RN.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.