Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 15 de Abril de 2021, 00:00h, atualizado em 15 de Abril de 2021, 01:09h
LOC.: A redução de alíquotas de importação para produtos da indústria eletroeletrônica e de bens de informática imposta pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) prejudica a indústria de Minas Gerais. A avaliação é do deputado federal Newton Cardoso Jr., do MDB mineiro.
TEC./SONORA: Newton Cardoso Jr, deputado federal
“Não vai trazer mais competitividade porque os insumos todos aumentaram e, consequentemente, a indústria fica comprometida ao fazer uma competição com quem tem subsídio lá fora. Na verdade, vamos colocar em risco quatro milhões e meio de empregos.”
LOC.: Por meio de resoluções, a Camex reduziu as alíquotas do imposto de importação para produtos dessa categoria. A medida não foi bem vista por alguns parlamentares no Congresso Nacional, que passaram a se movimentar para surtar a decisão.
O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), por exemplo, ingressou com um Projeto de Decreto Legislativo para reverter a redução de 10% das alíquotas do imposto de importação aplicáveis a Bens de Capital e Bens de Informática e Telecomunicações.
TEC./SONORA: Marcelo Ramos, deputado federal
“Você pode até ter, num primeiro momento, uma redução de custo. Agora, essa redução de custo dar-se-á ao custo da perca de milhares de empregos para brasileiros. A consequência natural dessa concorrência desleal seria a quebra da indústria nacional. E quando não tiver concorrência nacional, haverá a perda de ganho da redução do preço.”
LOC.: A justificativa de Ramos foi a de que a redução da alíquota abrange 1.495 diferentes tipos de máquinas e equipamentos e de bens do setor eletroeletrônico, o que, segundo ele, representa “grande risco de desindustrialização” nos setores.
Reportagem, Marquezan Araújo
NOTA
LOC.: A redução de alíquotas de importação para produtos da indústria eletroeletrônica e de bens de informática imposta pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) prejudica a indústria de Minas Gerais.
A avaliação é do deputado federal Newton Cardoso Jr., do MDB mineiro. Segundo ele, além de não atrair investimento, a medida acarreta prejuízos para as companhias nacionais, que consequentemente, vão precisar demitir funcionários.
As alíquotas foram reduzidas por meio de resoluções. O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) ingressou com um Projeto de Decreto Legislativo para reverter a redução de 10% das alíquotas do imposto de importação aplicáveis a Bens de Capital e Bens de Informática e Telecomunicações.
Reportagem, Marquezan Araújo