Imagem: Vecstock/Freepik
Imagem: Vecstock/Freepik

Você vai precisar de um plano B para as oscilações nos mercados?

Tudo muda rapidamente para todos, mas tem como nos prevenir — caso haja um bom planejamento e tranquilidade — para que possamos colocar outros planos a fim de não desencadear demissões ou até falências nas empresas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

As oscilações nos mercados estão à solta, como também nas empresas. E, claro, no nosso momento econômico-social. Diante dessas constantes mudanças de cenário, ter em mente planos diferentes ao que já condicionamos em nossa trajetória não significa que você está com problemas. No entanto, caso não tenha alguma “carta na manga”, é preciso se preocupar.

Empresas tremem com alta nos juros, com dólar oscilando, com regras que se alteram de uma hora para outra. Assim, se não houver planejamento e agilidade em alterar o rumo de tudo, podem aparecer diversos problemas. 

Muitos vivem de momentos: de alta ou baixa no câmbio, juros, do bom momento de seus produtos entre outras coisas mais, mas será que quando estiverem de maneira contrária aos anseios e momentos essas pessoas  estão se protegendo? Buscando alternativas?

O prevenido vale por 2. Vivemos em tempos passados com juros baixos, real valorizado, várias empresas/empresários se aproveitaram e viverão um período que facilitou diversas empresas a crescer e se expandir. 

Mas tudo mudou muito rapidamente com a Covid, lockdown, entre outros  problemas que enfrentamos há tempos, fazendo com que os juros voltassem a subir, desvalorizando o real e afugentando investidores, pairando incertezas entre todos.

Mas tem como nos prevenir caso haja um bom planejamento e tranquilidade para que possamos colocar outros planos a fim de não desencadear demissões ou até falências nas empresas.

Como “bom exemplo” temos o nosso Agro, crescendo com câmbio baixo ou alto, juros baixos ou não. E sempre estiveram com sua força total, produzindo e diversificando produtos para que sejam almejados pelos compradores, tanto externos como internos, criando empregos e contribuindo em muito em nosso PIB nacional.

Então o que houve de diferente nesee setor? Foram diversos Investimentos e parcerias entre novos setores, evolução com seu TI, empreendedorismo, diversificação de mercadorias, ampliação de seu campo de produção.

Ou seja, cresceram mesmo problemas que tivemos, como a Covid-19, guerra entre Rússia e Ucrânia, a falta de insumos agrícolas — e outros mais que poderiam  enxugar o seu plantio caso não houvesse “outros planos” para se colocar em prática.

Solução existe, mas a paciência e a “forma imediatista” que vivemos podem atrapalhar tudo.  Mas temos que ter muita disciplina, com muita organização e tranquilidade. 

Mudanças de atitudes valem para tudo em nossas vidas — pessoais, profissionais  e econômicas —  e até em empresas e governos que saturam e não enxergam outras coisas novas para que possam melhorar.

Então, temos que ter ou não outros planos? 

Seja infinito nas tentativas de promover uma melhoria em sua vida pessoal ou profissional, o que não se pode fazer é desistir.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.