Data de publicação: 19 de Junho de 2022, 04:00h, atualizado em 17 de Junho de 2022, 23:38h
LOC.: O Índice de Atividades Turísticas cresceu 85,7% em abril de 2022, na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta pesquisa do IBGE. O indicador, que mede a movimentação econômica do setor de turismo, subiu sobretudo porque as empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, transporte rodoviário coletivo de passageiros, serviços de bufê e agências de viagens tiveram mais receita.
Para Ana Carolina Dias, vice-presidente administrativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens, a ABAV, a melhora dos indicadores está associada à cobertura vacinal contra o novo coronavírus e à queda do número de internações e mortes pela Covid-19.
TEC./SONORA: Ana Carolina Dias, vice-presidente administrativa da ABAV
“As pessoas estão se contaminando com Covid-19, mas as mortes caíram de forma vertiginosa. Isso nos dá uma certa tranquilidade de que estamos voltando ao normal e de que esse número vai crescer cada vez mais. Estamos investindo e acreditamos nesse aquecimento”.
LOC.: Segundo o IBGE, o indicador avançou em todos os 12 estados que fazem parte do levantamento, com destaque para Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul. Em 2022, o Índice de Atividades Turísticas acumula alta de 51,3% em relação a 2021.
Reportagem, Felipe Moura.