Data de publicação: 16 de Março de 2023, 19:45h, atualizado em 16 de Março de 2023, 19:45h
LOC.: Os empresários da indústria se mantêm otimistas para os próximos seis meses e sinalizam a intenção de continuar a investir. É o que mostra a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quinta-feira (16). Os índices de expectativa seguem acima de 50 pontos.
Já a produção industrial e o índice de evolução do número de empregados do setor apresentaram queda na passagem de janeiro para fevereiro de 2023. Historicamente, o recuo na produção é comum de janeiro para fevereiro.
O economista do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, Newton Marques, destaca a importância do setor industrial para a economia.
TEC./SONORA: Newton Marques, economista, membro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal
“O principal setor é o setor secundário, o setor industrial. É ele quem cria um encadeamento para frente e para trás nos demais setores. O setor industrial tem que ter políticas industriais, políticas públicas voltadas para justamente reduzir o endividamento das famílias.”
LOC.: O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) aponta o que considera importante para incentivar o desenvolvimento da indústria no país.
TEC./SONORA: deputado Vitor Lippi (PSDB-SP)
“Nós precisamos melhorar o ambiente de negócios e ter realmente uma política de reindustrialização no Brasil. Nós precisamos imediatamente rever o sistema tributário brasileiro e eu espero que essa seja uma medida realmente prioritária tanto do governo, quanto da Câmara e do Senado. Por outro lado, nós também temos que trabalhar no sentido de reduzir os juros no Brasil.”
LOC.: A Sondagem Industrial é uma pesquisa mensal da CNI que escuta empresas de todos os portes do ramo industrial para avaliar a evolução do setor.
Reportagem, Fernando Alves