Foto: User3802032/Freepik
Foto: User3802032/Freepik

Mais de cinco milhões de pessoas fazem consultas de "dinheiro esquecido", apenas no 1º dia

Apenas 26,6% das pessoas receberam resultados positivos, outras 73% não possuíam nenhum valor a receber


O Banco Central do Brasil informou que apenas no primeiro dia de reabertura do Sistema de Valores a receber foram registradas mais de 5 milhões de consultas por CPF. Desses, quase 74% das consultas não receberam resultados positivos. E apenas 26,6% possuem algum valor a receber. 

Este foi o caso da moradora da Vicente Pires, Fernanda Nunes, de 26 anos. Ela conta que após consultar o nome de toda a família no site e perceber que eles possuíam algum valor para pedir a restituição, resolveu consultar o próprio nome e ficou abalada ao perceber que não havia nada disponível em seu CPF. 

“Todo mundo aqui em casa consultou o sistema e viu que tinha dinheiro, achei que eu também teria, mas fui iludida (risos), eu não tive essa sorte de ter esquecido um dinheirinho no banco”, contou a estudante. 

De acordo com a instituição, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas possuem R$6 bilhões a receber. 

A moradora do Recanto das Emas, Michelle Rodrigues, de 37 anos, resolveu consultar o site na curiosidade, sem a menor esperança, mas acabou  surpreendida por perceber que vai receber algum valor.  

“Eu consultei o meu CPF sem esperanças de ter algum dinheiro esquecido, mas para a minha surpresa eu tenho! Ainda não sei quanto, mas receber um dinheiro que a gente não esperava é bom”, afirmou Michelle Rodrigues. 

O Sistema de Valores a Receber continua disponível para consultas. As solicitações para os saques começam a partir do dia 7 de março, às 10h. 

Como acessar o sistema: 

Para saber se existe algum valor disponível para saque, basta acessar o site do Sistema de Valores e inserir as informações necessárias. 

Após fazer a consulta e verificar que há valores a receber, você clicará no botão 'Acessar o SVR'. Se não tiver fila de espera, você será transferido para a página de login da Conta gov.br.

Fique atento aos golpes! 

O Banco Central reitera a importância de ficar atento aos golpes que podem acontecer durante esse período do programa e alerta que todas as consultas ao sistema são totalmente gratuitas e não enviam links ou efetuam ligações para tratar de saldos disponíveis.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.


LOC.: Mais de 5 milhões de pessoas acessaram o site do Sistema de Valores a Receber para verificar se possuíam algum dinheiro para resgatar. Dessas consultas quase 74% das pessoas não receberam resultados positivos, e apenas 26,6% possuem algum valor a receber. É o que informa o Banco Central. 

A moradora de Vicente Pires, Fernanda Nunes, de 26 anos, conta que após consultar o nome de toda a família no site e perceber que eles possuíam algum valor para pedir a restituição, resolveu consultar o próprio nome e ficou abalada ao perceber que não havia nada disponível em seu CPF. 
 

TEC/SONORA: Fernanda Nunes, estudante 

"Todo mundo aqui em casa consultou o sistema e viu que tinha dinheiro, achei que eu também teria, mas fui iludida (risos), eu não tive essa sorte de ter esquecido um dinheirinho no banco."


LOC.: Já a moradora do Recanto das Emas Michelle Rodrigues foi surpreendida ao consultar o seu nome apenas por curiosidade e perceber que vai receber algum valor. 

TEC/SONORA: Michelle Rodrigues, dona de casa 

"Eu consultei o meu CPF sem esperanças de ter algum dinheiro esquecido, mas para a minha surpresa eu tenho! Ainda não sei quanto, mas receber um dinheiro que a gente não esperava é bom, né.”


LOC.: Para saber se existe algum dinheiro disponível para saque, basta acessar o site do Sistema de Valores e inserir as informações necessárias. O Banco Central ainda alerta sobre os possíveis golpes que podem acontecer. Fiquem atentos! 

Reportagem, Daniela Gomes