Na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe no Rio Grande do Norte, que vai até o dia 15 de abril, o objetivo é vacinar os mais de 348 mil idosos com 60 anos ou mais, além de quase 80 mil trabalhadores da saúde nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Esse público-alvo é prioritário por conta da pandemia da Covid-19.
As vacinas são aplicadas em mais de 700 salas espalhadas em todo o estado e o horário de vacinação varia de município para município. Além disso, existem postos volantes, e também, a possibilidade de vacinação em domicílio.
A primeira fase da campanha começou dia 23 de março, para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. No dia 16 de abril, será a vez dos membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
A partir do dia 9 de maio, marcado como o Dia D, é a vez dos professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.
Katiucia Roseli, responsável técnica do Programa de Imunização do Rio Grande do Norte, ressaltou que o objetivo é vacinar mais de 1 milhão de pessoas no estado sem, no entanto, promover aglomerações.
“No estado do Rio Grande do Norte, vamos vacinar o público-alvo, que totaliza 1 milhão e 108 mil pessoas. Temos uma meta de vacina pelo menos 90% dos grupos prioritários e neste ano o Ministério [da Saúde] adotou a estratégia de dividir os grupos prioritários por fase. Vamos vacinar a população em três fases, com o objetivo de reduzir as aglomerações nos pontos de vacinação.”
Influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse.
Em algumas situações, o vírus Influenza se apresenta apenas com sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado. No entanto, a gripe pode evoluir para sérios problemas respiratórios, como a pneumonia.
Segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, a vacinação contra Influenza não imuniza as pessoas contra o coronavírus, mas auxilia todo o sistema de triagem da Covid-19 e desafoga os serviços de saúde.
“Neste ano o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar essa campanha com um mês de antecedência. A campanha ocorria no mês de abril e foi antecipada pelo momento de combate ao coronavírus no mundo todo. Vale destacar que a vacina não protege contra a Covid-19 e sim contra o Influenza, mas pode auxiliar nos diagnósticos para Influenza e, com isso, tentar identificar rapidamente o coronavírus. Adiantando essa campanha a gente pretende proteger a população contra Influenza e, também, minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.”
O Ministério da Saúde alerta que, para evitar o contágio da Influenza e outras infecções, além de tomar a vacina, a população deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. Em todas as etapas da vacinação, mais de 1 milhão e 200 mil potiguares devem ser imunizados contra a gripe.
Em caso de fila, durante a vacinação, as pessoas devem manter distância de dois metros umas das outras. Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.