LOC.: Após anúncio do Ministério da Saúde, A Secretaria de Saúde do estado Rio de Janeiro informou que a vacinação da terceira dose começará em setembro para idosos acima de 90 anos e para imunossuprimidos. O esquema de vacinação será heterólogo, ou seja, a dose da vacina usada será diferente da dose anterior.
A cidade do Rio de Janeiro divulgou o cronograma que inicia no dia 1º de setembro e vacina, até o dia 10, idosos que vivem em asilos. A partir do dia 13 de setembro idosos com mais de 95 receberão a dose de reforço. O carioca Miguel Felice, de 94 anos, recebeu a notícia com alegria.
TEC./SONORA: Miguel Felice, aposentado
“Está me trazendo alegria, eu sinto feliz em saber que vou tomar outra vacina, para mim foi uma tranquilidade e que venha o mais depressa! Estou até emocionado de saber que eu vou tomar outra vacina."
LOC.: O município de Resende, no Rio de Janeiro, saiu na frente e já deu início a imunização nesta segunda-feira. Os idosos do Asilo Nicolino Gulhot receberam a Pfizer como dose reforço. Outros estados também se programam para começar a vacinação. O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti disse que a previsão é para início de setembro e explicou como serão aplicadas as doses.
TEC./SONORA: Fábio Baccheretti, secretário de Saúde de Minas Gerais.
“Quem tomou Coronavac o seu reforço vai ser ou com Astrazeneca ou com Janssen ou com Pfizer. Quem tomou Astrazeneca o reforço poderá ser dado ou por Coronavac ou com Pfizer."
LOC.: O infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, esclarece que o intercâmbio de vacinas além de seguro, pode ser ainda mais eficaz.
TEC./SONORA: Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.
“Esquemas alternativos, ou seja, esquemas que combinam na dose de reforço diferentes vacinas, podem se traduzir por respostas imunes mais robustas, em função de um estímulo no sistema imunológico por mais uma via diferente através dessas vacinas de plataformas diferentes”.
LOC.: O Ministério definiu que a dose reforço para idosos acima de 70 anos precisa de intervalo de 6 meses desde a última dose. Para imunossuprimidos o intervalo deve ser de pelo menos 28 dias.
Reportagem, Manuela Correa.
NOTA
LOC.: Após anuncio do Ministério da Saúde, A Secretaria de Saúde do estado Rio de Janeiro informou que a vacinação da terceira dose começará em setembro para idosos acima de 90 anos e para imunossuprimidos. O esquema de vacinação será heterólogo, ou seja, a dose da vacina usada será diferente da dose anterior.
A cidade do Rio de Janeiro divulgou o cronograma que inicia no dia 1º de setembro e vacina, até o dia 10, idosos que vivem em asilos. A partir do dia 13 de setembro idosos com mais de 95 receberão a dose reforço.
O município de Resende, no Rio de Janeiro, saiu na frente e já deu início a imunização nessa segunda-feira. Os idosos do Asilo Nicolino Gulhot receberam a Pfizer como dose reforço. Outros estados também se programam para começar a vacinação. O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti disse que a previsão é para início de setembro e também seguirá o esquema de vacinação heterólogo.
O infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, esclarece que o intercâmbio de vacinas além de seguro, pode ser ainda mais eficaz pois estimula o sistema imunológico por mais uma via diferente através das vacinas de plataformas distintas.
O ministério definiu que a dose reforço para idosos acima de 70 anos precisa de intervalo de 6 meses desde a última dose. Para imunossuprimidos o intervalo deve ser de pelo menos 28 dias.
Reportagem, Manuela Correa