Data de publicação: 08 de Março de 2023, 14:15h, atualizado em 08 de Março de 2023, 14:13h
LOC.: O nível de atividade e o número de empregados da indústria da construção caíram pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A especialista em Políticas e Indústria da CNI, Larissa Nocko, explica que parte desse recuo já era esperado.
TEC/SONORA: Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI
"A sondagem indústria da construção traz um resultado de recuo no mês de janeiro, tanto no que diz respeito ao nível de atividade quanto no que diz respeito ao número de empregados no setor. Parte desse recuo já era esperado, uma vez que esse período do final de ano e início de ano é tipicamente um pouco mais fraco no setor da construção".
LOC.: Apesar disso, os empresários do setor estão mais otimistas. O Índice de Confiança do Empresário Industrial, o ICEI, chegou aos 51,7 pontos. Com a alta o ICEI passou da linha divisória dos 50 pontos, o que indica que, agora, os empresários estão confiantes.
Entre os componentes que formam o indicador, aquele que mede as expectativas para em torno do futuro da empresa foi o principal responsável pela melhora. Já as expectativas em torno da economia brasileira estão mais pessimistas. Segundo Larissa Nocko, as projeções dos empresários para os próximos meses melhoraram em quase todos os aspectos.
TEC/SONORA: Larissa Nocko, especialista em políticas e indústria da CNI
"As expectativas relacionadas tanto à compra de matérias-primas quanto ao número de empregados, ao nível de atividade e com relação a novos empreendimentos também avançaram. Estava numa expectativa de queda em janeiro e passou a uma expectativa de aumento em fevereiro".
LOC.: Outro boa notícia para a indústria da construção foi a de que a intenção de investimento dos empresários do setor aumentou depois de quatro quedas seguidas. O índice subiu 6,2 pontos entre janeiro e fevereiro, atingindo 44,7 pontos.
Reportagem, Felipe Moura