Data de publicação: 21 de Fevereiro de 2023, 20:39h, atualizado em 21 de Fevereiro de 2023, 17:05h
LOC.: A produção e o emprego caíram no setor industrial em janeiro deste ano. É o que aponta a pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria, a CNI. O índice de evolução da produção está em 46,1 pontos, número abaixo da linha divisória de 50 pontos. Ele varia de 0 a 100 e quanto mais distante da linha de corte, em direção ao zero, maior e mais disseminado é o recuo.
O índice de evolução do número de empregados recuou para 47,8 pontos. O resultado indica que a percepção de queda do emprego industrial que marcou o último trimestre de 2022 se manteve no início de 2023.
Cláudia Perdigão, economista da CNI, explica que o comportamento da atividade é próximo ao esperado para os meses de janeiro, com os indicadores permanecendo próximos às suas médias para o período.
TEC./SONORA: Cláudia Perdigão, economista da CNI
“Em 2022 a utilização da capacidade instalada seguiu num nível consideravelmente alto, então nós tivemos uma sequência de sete meses em que a utilização seguiu acima de 70%. A partir de dezembro, houve um recuo. Então a gente observou a utilização da capacidade instalada a um nível abaixo de 70% e esse valor continuou, ele persistiu agora em janeiro. Então esse dado mostra para a gente a continuidade desse processo de desaceleração e de perda de dinamismo da indústria nessa passagem de 2022 para 2023.”
LOC.: Apesar do cenário percebido em janeiro, Perdigão destaca aumento nos indicadores de expectativas para o primeiro semestre e melhora nas intenções de investimento.
TEC./SONORA: Cláudia Perdigão, economista da CNI
“Os empresários apontaram um momento do otimismo com relação aos próximos meses. Então vem sendo esperado um aumento da atividade, um aumento da produção, um aumento do emprego, um aumento da demanda e também da quantidade exportada, assim como houve um pequeno avanço da intenção em investir.”
LOC.: Todos os índices de expectativas aumentaram em fevereiro de 2023. É o segundo mês seguido de melhoria. Segundo a pesquisa, isso mostra que os empresários aguardam aumento na quantidade exportada, nas compras de matérias-primas e aumento na demanda.
Reportagem, Álvaro Couto