LOC.: O vice–presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a primeira votação da reforma tributária deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, defendeu a urgência da reforma em reunião com lideranças industriais na Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O cientista político Rafael Favetti lembra que governos anteriores não conseguiram dar andamento a uma reforma ampla. Ele atribui este insucesso ao fato de os governadores atuarem para barrar propostas que mexem no ICMS. Mas ele acredita que o governo do presidente Lula pode ter sucesso, com a contribuição de uma medida do ex-presidente Jair Bolsonaro.
TEC./SONORA: Rafael Favetti, cientista político
“A lei complementar que modificou a tributação dos combustíveis no governo Bolsonaro fez com que os governadores saíssem da zona de conforto política e agora tendem a querer uma reforma tributária. Logo, é possível que esse governo entregue, sim, uma reforma tributária ampla e vertical, aquela que mexe com o ISS e com o ICMS.”
LOC.: O advogado tributarista Daniel Moreti afirma que a reforma tributária deve contribuir para o desenvolvimento do país com a redução da complexidade do sistema. Ele explica que, atualmente, um comerciante que faz vendas on-line paga parte do ICMS ao estado em que opera e outra para cada um dos estados para os quais ele vende.
TEC./SONORA: Daniel Moreti, advogado tributarista
“São todos fatores de desestímulo, portanto, nesse quesito, haveria uma simplificação e racionalização para atrair investimentos. Agora não acredito que haja redução da carga tributária, porque ela está relacionada com o montante do gasto público, portanto, sem redução do gasto público, não há o que se falar em carga tributária. Afinal, a conta tem que ser paga.”
LOC.: Existem propostas maduras em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados. O vice-presidente acredita que o Congresso Nacional está colaborativo em relação à reforma tributária, em discussão há mais de 25 anos. Para Alckmin, a complexidade do sistema tributário brasileiro prejudica o crescimento do país.
Reportagem, Fernando Alves