Saúde - Medicamentos·30 de junho de 2020

Ministério da Saúde vai socorrer municípios que têm desabastecimento de anestésicos e relaxantes nos hospitais

Medicamentos são importantes para tratar pacientes com casos graves da doença causada pelo novo coronavírus

Por Felipe Moura
Ouvir · 00:01:02

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Diante do baixo estoque de anestésicos e relaxantes musculares nos municípios, o Ministério da Saúde vai ajudar os prefeitos com a aquisição dos insumos, usados para intubação de pacientes graves com complicações da Covid-19.

Os medicamentos são de responsabilidade dos municípios, mas o órgão interveio e vai comprá-los em três modalidades, pensando a curto, médio e longo prazo. Para preencher a demanda urgente, o Ministério da Saúde comprou os itens diretamente na indústria. A pasta distribuiu na última segunda-feira (29) 185 mil unidades de anestésicos e relaxantes musculares para dez estados.

A médio prazo, estados e municípios vão poder participar junto ao Ministério da Saúde de uma licitação para compra dos medicamentos a um preço reduzido, de aquisição em grande escala. Por fim, o órgão articula com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a importação dos medicamentos que a indústria brasileira não conseguir recolocar. 

SOBRE

Felipe Moura

Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), desde 2020 é repórter do Brasil 61. Durante a graduação, cobriu Política e Economia pelo jornal O Globo, além de Educação e Carreira pelo Correio Braziliense.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Medicamentos

Ver editoria completa
Anvisa08 de abril de 2026

Anvisa anuncia novo plano de combate a irregularidades na importação e manipulação de canetas emagrecedoras

Plano de seis eixos prevê revisão da atual regulamentação de importação e manipulação, assim como intensificação das ações de fiscalização e trabalhos conjuntos com outroas agências

Medicamentos02 de abril de 2026

Remédios: preços podem subir até 3,81%

Reajuste médio autorizado será de até 2,47%, o menor registrado nos últimos 20 anos

Congresso Nacional11 de março de 2026

Projeto com regras para o funcionamento de farmácias em supermercados vai à sanção presidencial

Aprovada no Congresso, iniciativa prevê a necessidade da presença obrigatória de um farmacêutico no espaço e proíbe a venda de medicamentos fora da área da farmácia

t-page