Segurança hídrica. Foto: MDR/Divulgação
Segurança hídrica. Foto: MDR/Divulgação

MDR autoriza retomada de licitação para conclusão da Barragem dos Gatos, em Pernambuco

A previsão é que o empreendimento receba do Governo Federal 32 milhões de reais para a retomada das obras, que serão executadas pelo Governo de Pernambuco

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, autorizou o início de nova licitação para construção da Barragem de Gatos, em Pernambuco. Localizada na cidade de Lagoa dos Gatos, a infraestrutura está com as obras paralisadas por pendências técnicas desde 2014 e, agora, poderá ser concluída. 

A previsão é que o empreendimento receba do Governo Federal 32 milhões de reais para a retomada das obras, que serão executadas pelo Governo de Pernambuco. 

Francisco Igor Aires Nunes, diretor de Obras Hídricas do MDR, explica o objetivo da Barragem de Gatos.

"A barragem tem por finalidade principal o controle das cheias da mata sul do estado pernambucano, região historicamente atingida por cheias e inundações. Mais uma ação estruturante do MDR para levar segurança hídrica e desenvolvimento ao povo brasileiro".

Além da Barragem de Gatos, todo o complexo é composto por outras quatro infraestruturas: Panelas II, em Cupira; Serro Azul, em Palmares; Barra de Guabiraba, no município de mesmo nome; e Igarapeba, em São Benedito do Sul.

Quando totalmente concluído, o complexo vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas nas cidades de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros.

Para saber mais sobre as ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.