LOC.: Uma empresa de acessórios sustentáveis e de impacto social em Belém do Pará consegue vender peças para outros países com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil. A Da Tribu é especializada em joias produzidas com algodão ecológico banhado em borracha da Amazônia.
O negócio começou em 2010, quando Kátia Fagundes desenvolveu os primeiros acessórios — feitos de papel artesanal, crochê e diversos materiais sustentáveis — como forma de ter autonomia e garantir o sustento da casa e dos três filhos. Entre eles, a filha Tainah Fagundes se tornou sócia criativa da Da Tribu, contribuindo para o desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis.
Durante a participação em uma feira de tecnologia social, em 2014, Tainah descobriu a borracha natural da Amazônia e decidiu agregar esse material na produção dos acessórios da Da Tribu.
TEC./SONORA: Tainah Fagundes, sócia criativa da Da Tribu
“Eu e minha mãe queríamos fazer um negócio diferente com a borracha, que fosse inclusivo, participativo. Então foi dessa imersão da feira que a gente vai pra comunidade, ouve, entende, pesquisa sobre a borracha, contextualiza isso em uma forma de gerir que traga valores de uma ONG para dentro de um modelo de negócio de impacto com os valores da Amazônia, em uma relação mais humana, mais justa e sustentável.”
LOC.: Em 2018 se concretizaram as oportunidades de exportação das joias e dos fios e tecidos feitos de borracha natural. Tainah diz que no empreendedorismo de impacto social “não tem como não saber da ApexBrasil”. Por isso, ela já participou de vários programas e eventos promovidos pela agência, entre eles o Mulheres e Negócios Internacionais.
Hoje, a Da Tribu já exporta para México, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Portugal, Inglaterra e Argentina.
A sócia criativa da Da Tribu detalha o que aprendeu com a Apex, que já coloca em prática no processo de exportação dos acessórios.
TEC./SONORA: Tainah Fagundes, sócia criativa da Da Tribu
“Com certeza, a gente já coloca em prática esse olhar de como o mercado entende no rigor da qualidade, do acabamento, da precificação, do material todo adaptado para o idioma do comprador; a importância da Amazônia para esses mercados. Então, como a gente conta sobre esse diferencial todo e como mostrar isso no material. Com a Apex, a gente reforça o quanto a gente está bem alinhado, o que nos deixa seguros para essas oportunidades que vão surgindo.”
LOC.: Gostou da história da Tainah e da Kátia, donas da Da Tribu? Essa é uma das empresas apoiadas pelo programa Mulheres e Negócios Internacionais. A iniciativa da ApexBrasil tem o objetivo de promover, qualificar, apoiar e potencializar as exportações de empresas lideradas por mulheres, por meio de cursos, rodadas de negócios e outras ações.
Para mais informações sobre esse e outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br.