
LOC.: O empreendedor Odilson Rech faz parte da quarta geração de uma família que tem na produção de cachaça a sua principal fonte de renda há mais de 85 anos.
Inicialmente, o bisavô de Odilson — fundador da Destilaria Rech, no município de Luiz Alves (SC) — queria produzir e comercializar açúcar mascavo, mas isso durou pouco tempo.
TEC./SONORA: Odilson Rech, empreendedor
"É uma empresa fundada em 1938. O açúcar mascavo era a renda principal e a cachaça era um subproduto desse açúcar. Só que a demanda por cachaça foi aumentando e acabou que o açúcar mascavo ficou em segundo plano e a renda principal se tornou a cachaça. Desde então, a gente vem inovando e aperfeiçoando o processo produtivo para melhorar ainda mais a qualidade."
LOC.: A longa experiência da família com a destilaria e a busca constante por aperfeiçoamento se reflete na qualidade do produto, reconhecida em concursos nacionais e internacionais. A empresa já conquistou 19 premiações no Brasil e em outros países sendo que, em 2019, conseguiu um duplo ouro em um concurso mundial realizado na Bélgica.
O sucesso em concursos internacionais e também no paladar dos turistas que visitavam a destilaria fez com que o empreendedor passasse a sonhar em vender para o exterior. A operação começou de forma tímida, alguns anos antes da pandemia da Covid-19, mas ganhou força depois que Rech participou do Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.
Ele afirma que o treinamento o ajudou a se sentir preparado para as exigências de compradores de diferentes países.
TEC./SONORA: Odilson Rech, empreendedor
"A virada de chave que aconteceu com a Apex foi que a Destilaria Rech está preparada para a exportação. Isso abriu muitas portas. Hoje, a gente consegue negociar com qualquer país. A gente já tem mais dois possíveis contatos. Acredito que até final do ano a gente consiga exportar, além dos Estados Unidos, para a Alemanha também. É um mercado que a gente sonha, porque as nossas raízes são de lá."
LOC.: Graças à abertura de novos mercados no exterior, a empresa passou a fabricar dois mil litros de cachaça por dia, quase o dobro do que fabricava antes.
Gostou da história do Odilson, da Destilaria Rech? Fique ligado para mais reportagens como essa.
Ele é um dos mais de 800 empreendedores que passaram pelo Peiex e já faturam no mercado internacional. Por meio do programa, empresários de diversos setores do país conseguem entender melhor o funcionamento do comércio internacional e ajustar seus negócios para as exigências dos compradores internacionais.
Para mais informações sobre o Peiex e outros projetos de incentivo à exportação promovidos pela ApexBrasil, acesse apexbrasil.com.br.