Economia - Economia clara e prática·16 de junho de 2023

Ganhos passados não representam garantia de ganhos futuros

Nem todos que investem conhecem bem o mercado financeiro

Por Roberto Dardis
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Nem todos conhecem bem o mercado financeiro e seus produtos que são vendidos para investir. 

Podemos conhecer um pouco alguns “tipos de investimentos”. Voltemos há uns 20 anos, onde um outro tipo de investimento apareceu para se investir em “Boi gordo”.

O investimento até que era promissor, mas o gestor principal resolveu enfiar os pés pelas mãos e aí o caldo azedou para todos.

Apareceram outros tipos para investir, como osbitcoins, sendo um investimento rentável e seguro e indicado por diversos analistas e economistas. 

Mas sendo um investimento com risco elevado, muitos apostavam grandes retornos nesse produto. E também minguou. Muitos desvios com operações enganosas envolveram pessoas e corretoras, fraudando seus investidores.

Inúmeras serão as oportunidades vendidas com retornos mirabolantes em um curto espaço de tempo, temos também as lembranças das pirâmides financeiras. E foram muitas.

Não existe mágica nos mercados, mas quando oferecerem opções em investimentos rentáveis fora da curva e sem um fundamento sólido, podem ficar com um pé ou os dois pés para trás. Ou caso invista nelas você poderá ser a nova vítima dessa arapuca.

Hoje existem nos mercados diversos tipos de investimentos, com regras, órgãos reguladores, Banco Central, CVM, CMN, SUSEP __ e outros mais e mesmo assim aparecem novidades no percurso.

O alerta sempre está presente, basta conhecer e saber analisar. Mas quando estão vinculando notícias negativas de empresas com rombos no caixa, diretores ganhando seus bônus polpudos, venda de ações em conjunto, podem ficar em alerta, afinal, ela está chegando no ponto chave de ebulição.

Já ouviram falar que “remuneração passada não representa ganhos futuros". Assim, deixem somente de enxergar a rentabilidade ou ganho e comece a verificar a "composição da carteira".

Aí está  jogando  seus ganhos ou não.

Toda importância em deixar seus investimentos em instituições sólidas e seguras e sempre acompanhado de profissionais experientes para que possam encaminhar seus investimentos com mais segurança.

Estamos passando mundialmente por momentos complicados economicamente e politicamente, vendo mercados voláteis e imprevisíveis onde muitos investidores procuram por um bom retorno com segurança. 

Até os grandes investidores colocam seus recursos provido de analises e indicações sobre diversos setores e empresas. 

Seguir as regras e investir com segurança com um bom retorno é a dica, mas; 

“Nunca se coloca todos os ovos na mesma cesta”, o melhor é diversificar.

SOBRE

Roberto Dardis

Economista, conhecedor do Mercado Financeiro com passagens marcantes por grandes instituições financeiras, facilitando conversas e comentários sobre economia como um todo.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Economia clara e prática

Ver editoria completa
t-page