Data de publicação: 20 de Abril de 2022, 03:06h, atualizado em 12 de Maio de 2023, 17:14h
LOC.: Os municípios brasileiros vão receber, nesta quarta-feira (20), cerca de R$ 1 bilhão referente ao segundo decêndio de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor é 33,9% superior ao recebido pelas prefeituras no mesmo decêndio de 2021.
O especialista em Orçamento Público, Cesar Lima, afirma que o aumento da quantia se deve a uma série de fatores, entre eles, o acúmulo da inflação no período e o bom desempenho do setor industrial no fim do ano passado. Para ele, os recursos são essenciais para os municípios cumprirem obrigações junto à população.
TEC./SONORA: Cesar Lima, especialista em Orçamento Público
“O aumento do FPM melhora a qualidade de vida da população, uma vez que esses recursos não são carimbados, por assim dizer. Ou seja, o Executivo municipal pode tanto fazer investimento em áreas como da saúde, educação e infraestrutura, como também pode custear esses mesmos serviços para a população.”
LOC.: O município de Parambu, no interior do Ceará, vai receber R$ quase 250 mil do FPM nesta quarta. O secretário de finanças, Aldemir Cavalcante, explica que o município não depende exclusivamente do fundo, mas destaca que, entre outros pontos, os recursos sempre ajudam a manter as contas públicas em dia.
TEC./SONORA: Aldemir Cavalcante, secretário de finanças de Parambu (CE)
“O FPM contribui na questão de fazermos obras em estradas, recuperação de algumas vias públicas e de praças. Além disso, contribui para o pagamento de pessoal. Para isso, nós utilizamos o Fundeb e os repasses da Saúde, mas também utilizamos recursos do FPM para este fim.”
LOC.: O FPM é um fundo pelo qual a União repassa, a cada dez dias, 22,5% do que arrecada com o Imposto de Renda e com o IPI aos municípios. As transferências ocorrem nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Caso a data caia no sábado, domingo ou feriado, o repasse é antecipado para o primeiro dia útil anterior.
Reportagem, Marquezan Araújo