LOC: Começou nesta segunda-feira, 18 de abril, o período de preenchimento da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana, a Pemob. O levantamento serve para subsidiar a melhoria das políticas de mobilidade urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.
Devem preencher a pesquisa até 15 de junho as cidades com mais de 250 mil habitantes, além dos estados e do Distrito Federal.
A coordenadora-geral de Gestão de Empreendimentos do MDR, Carolina Baima, explica a importância da Pemob.
SONORA CAROLINA BAIMA
"Essas informações são fundamentais, tanto para as Prefeituras – para o planejamento e diagnóstico da mobilidade urbana local – quanto para o Governo Federal, para conhecer os sistemas e poder desenhar políticas públicas mais adequada à necessidade da população do País."
LOC: Para envio das informações, os entes devem estar cadastrados na Plataforma de Serviços do MDR, que pode ser acessada em servicos.mdr.gov.br.
Entre as informações a serem fornecidas, estão desempenho operacional do transporte público coletivo local e regional, legislações, infraestrutura, instrumentos de gestão utilizados no sistema e a qualidade dos serviços, além de receitas, custos e tarifas da área. Esses dados serão disponibilizados por meio do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana, o Simu.
Dúvidas sobre o preenchimento da Pemob ou sobre o Simu podem ser tiradas pelo e-mail [email protected].
Para saber mais sobre essa e outras ações de mobilidade urbana do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim