Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

ENEM 2023: Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição começa segunda-feira (17)

A solicitação pode ser feita pela Página do Participante entre os dias 17 e 28 de abril


A solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderá ser feita a partir de segunda-feira (17). Os participantes que tiveram a isenção no ano passado e não compareceram à prova devem justificar a ausência para participar da próxima edição gratuitamente.

Como fazer a solicitação

Para fazer a solicitação, os candidatos devem acessar a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma Gov.br, e realizar o procedimento até o dia 28 de abril. O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 8 de maio.

Caso o participante tenha esquecido a senha da conta cadastrada no Gov.br, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, informar o CPF e clicar em "Avançar". Em seguida, será preciso selecionar a opção "Esqueci minha senha" e escolher uma das alternativas disponíveis para gerar uma nova senha, como por meio de aplicativos, internet banking, e-mail ou mensagem de texto (SMS).

Laura Ester, de 17 anos, é estudante do 3° do ensino médio e conta que espera conseguir uma vaga no curso de medicina. “Minha preparação está sendo bem mais ou menos, porque o novo ensino médio tirou a maioria dos nossos recursos, tirou muito conteúdo, tirou muita matéria, então a gente tem que estudar mais pela nossa própria vontade mesmo, mas eu tô até aqui indo do jeito que dá”, completa. 

Fique atento às datas

  • 17 a 28/04 - Justificativa de ausência no Enem 2022 e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
  • 08/05 - Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
  • 08/05 a 12/05 - Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
  • 19/05 - Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
  • 05/06 a 16/06 - Inscrições;
  • 05/11 e 12/11 - Aplicação Enem
  • 12/12 e 13/12 - Aplicação Enem PPL 
  • 16/01/2024 - Resultados

Rodolfo Godoi, professor de sociologia de Brasília, orienta aos alunos e interessados em realizar o exame, que não deixem de acompanhar as datas e atualizações sobre a prova.

“É fundamental ser acompanhada pelo estudante, mas também pelos seus professores e pela família, a data da inscrição, pagamento, solicitação de isenções, tudo isso é fundamental para que o estudante não perca a oportunidade e acabe jogando todo o seu trabalho fora e tendo que esperar a próxima seleção”, explica.

Requisitos para solicitar a isenção

  • Alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa;
  • Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Participantes do Encceja que tenham conseguido a certificação do ensino médio.
     

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderá ser feita a partir de segunda-feira. Os participantes que tiveram a isenção no ano passado e não compareceram à prova devem justificar a ausência para participar da próxima edição gratuitamente.

Para fazer a solicitação, os candidatos devem acessar o site www.enem.inep.gov.br, utilizando o login único da plataforma Gov.br, até o dia 28 de abril. O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 8 de maio.

A estudante do 3º ano do ensino médio, Laura Ester, conta que espera conseguir uma vaga no curso de medicina.
 

TEC./SONORA: Laura Ester - estudante

“Minha preparação está sendo bem mais ou menos, porque o novo ensino médio tirou a maioria dos nossos recursos, tirou muito conteúdo, tirou muita matéria, então a gente tem que estudar mais pela nossa própria vontade mesmo, mas eu tô até aqui indo do jeito que dá.”
 


LOC.: Fique atento: a solicitação da isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência no Enem 2022 só poderão ser feitas do dia 17 ao dia 28 de abril. Os resultados para essa solicitação e justificativa serão divulgados no dia 8 de maio.

O professor de sociologia, morador de Brasília, Rodolfo Godoi, orienta os alunos e interessados em realizar o exame a não deixarem de acompanhar as datas e atualizações sobre a prova.
 

TEC./SONORA: Rodolfo Godoi - professor de sociologia 

“É fundamental ser acompanhada pelo estudante, mas também pelos seus professores e pela família, a data da inscrição, pagamento, solicitação de isenções, tudo isso é fundamental para que o estudante não perca a oportunidade e acabe jogando todo o seu trabalho fora e tendo que esperar a próxima seleção.”
 


LOC.: Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o interessado deve atender a um dos seguintes requisitos: estar matriculado no terceiro ano do ensino médio em escola pública; ter bolsa integral em escola particular e comprovar renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou ser participante do Encceja e ter obtido a certificação do ensino médio.

Reportagem, Sophia Stein