Em Salvador, idosos recebem vacina contra gripe em postos ‘drive-thru’

Até 18 de abril, os soteropolitanos com mais de 60 anos ou mais vão poder se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe, dentro do carro

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Até 18 de abril, os soteropolitanos com mais de 60 anos ou mais vão poder se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe, dentro do carro. Em Salvador, a prefeitura da cidade disponibilizou cinco pontos de vacinação com esse esquema, popularmente conhecido como drive-thru.  A vacinação dos idosos, na capital baiana, também ocorre nos tradicionais postos de vacinação e, até mesmo, em supermercados credenciados pela Prefeitura. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador afirma que a ideia de imunizar idosos dentro dos veículos foi tomada devido à alta vulnerabilidade dessas pessoas em contrair infecções, especialmente diante da pandemia do novo coronavírus. 

Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Salvador afirma que diversificar os locais de vacinação, na capital baiana, é fundamental, pois isso facilita a mobilidade das pessoas mais velhas.


“Requer esse enfrentamento, pois há uma variação de cada território, as realidades são múltiplas, principalmente numa capital como Salvador, que exige um esforço das equipes", diz. 


A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. O vírus é transmitido pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada.

A professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutora Marta Lopes, ressalta que a vacina contra o Influenza não causa gripe.

“A vacina, isso é importante a gente salientar, é composta por vírus mortos. E, além de serem vírus mortos, são vírus fracionados, você só tem pedaços do vírus na composição da vacina. Então, ela não pode causar a doença. Porque o vírus não se replica no nosso organismo", ressalta.

O Ministério da Saúde alerta que para evitar o contágio da Influenza além de vacinar, é recomendável seguir medidas simples como higienizar mãos e a manter hábitos saudáveis. 


A campanha de vacinação é dividida em três etapas e termina em 22 de maio. A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador é imunizar quase 900 mil soteropolitanos. Para evitar postos de vacinação tumultuados, a prefeitura da cidade realiza a imunização de idosos de forma escalonada, de acordo com o nascimento dessas pessoas. Para se informar sobre todos os detalhes do calendário de campanha em Salvador, ligue para (71) 3202-1024.

Em caso de fila, mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos.  E, para mais informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.