O Residencial Manacás, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, recebeu R$ 30,2 milhões em investimentos do Governo Federal (Fotos: Dênio Simões/MDR)
O Residencial Manacás, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, recebeu R$ 30,2 milhões em investimentos do Governo Federal (Fotos: Dênio Simões/MDR)

Em Bauru (SP), 288 famílias de baixa renda recebem a casa própria

Ministro Rogério Marinho participou neste sábado (24) da cerimônia de repasse das chaves. Empreendimento vai beneficiar cerca de 1,1 mil pessoas.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Duzentas e oitenta e oito famílias de baixa renda da cidade de Bauru, em São Paulo, realizaram o sonho da casa própria. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, entregou as chaves do Residencial Manacás, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, e vai beneficiar mais de mil pessoas.

O ministro Rogério Marinho participou da cerimônia de entrega das chaves. Ele destacou o esforço do Governo Federal de levar moradia digna a quem mais precisa.

"Nós temos um déficit habitacional em torno de 5,9 milhões de famílias no Brasil ainda. Nesses pouco mais de dois anos e seis meses de governo, nós entregamos um milhão de unidades habitacionais. O Residencial Manacás é um um dos centenas de residenciais que foram retomados nos últimos  dois anos e meio. Obras que estavam paralisadas, que estavam abandonadas. 288 famílias, 288 sonhos que foram finalmente realizados, da casa própria, do lar, do conforto, da dignidade, da cidadania."

O empreendimento recebeu mais de 30 milhões de reais em investimentos do Governo Federal. A obra foi contratada em 2013 e paralisada em junho de 2017. Em maio de 2019, a intervenção foi retomada com aporte federal de quase cinco milhões e meio de reais.

A família do pastor Valter Dias Melo foi uma das beneficiadas com o novo apartamento. Antes, eles moravam em área de risco e tinham que conviver com alagamentos e animais peçonhentos. Ele comemorou a conquista da casa própria.

"Eu creio que uma nova moradia, uma vida nova começa. Graças a deus começa uma nova caminhada pra muita gente. Vai melhorar bastante, principalmente animais. Essa região ali tem muito escorpião, essa semana mesmo nos pegamos dois escorpiões grande. Vai melhorar bastante pras crianças, melhora pra tudo, né?"

O Residencial conta com apartamentos de dois quartos, com 45 m² de área e estrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem.

Para saber mais sobre o Programa Casa Verde e Amarela e outras ações de habitação do Governo Federal, acesse mdr.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.