Desenvolvimento Regional - Desastres naturais·27 de janeiro de 2023

Defesa reconhece situação de emergência em mais nove municípios atingidos por desastres naturais

Estão na lista localidades nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo

Por
Ouvir · 00:01:48

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Nove municípios de quase todas as regiões do país entraram em situação de emergência, nesta sexta-feira, após serem atingidas por desastres naturais. As informações são do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a municípios que registram estiagem. São quatro localidades do Rio Grande do Sul: Barra do Guarita, Jóia, Miraguaí e São Francisco de Assis. A cidade de Remanso, na Bahia, enfrenta o mesmo tipo de desastre.

Por outro lado, três municípios tiveram episódios de chuvas intensas. São os casos de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso; Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro; e Tatuí, em São Paulo. Já Nova Venécia, no Espírito Santo, registrou inundações.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Autor não encontrado

As informações do autor desta matéria não estão disponíveis.

CONTINUE LENDO

Mais sobre Desastres naturais

Ver editoria completa
t-page